Relatos recentes na plataforma Reddit apontam para a expansão gratuita do modo miniatura (PiP) no aplicativo Youtube para alguns usuários europeus. O recurso, que permite assistir vÃdeos em uma pequena janela ao minimizar o aplicativo, até o momento estava disponÃvel apenas para assinantes do YouTube Premium ou para usuários em geral nos Estados Unidos.
Diversos usuários europeus relataram nos últimos dias a liberação do PiP sem a necessidade de contratação do YouTube Premium. Alguns desses relatos indicam que os usuários conseguiram usar o recurso em dispositivos Android e iPhone. Uma postagem mencionava que não possuÃa o YouTube Premium, mas ainda assim conseguia usar o PiP.
PolÃtica do YouTube sobre o PiP
Até o momento, a polÃtica do YouTube restringe o uso do modo PiP aos assinantes do YouTube Premium fora dos Estados Unidos. Por isso, a liberação desse recurso para contas gratuitas na Europa é considerada uma surpresa. No entanto, a empresa ainda não esclareceu se isso se trata de um teste ou se há intenção de implementar uma nova polÃtica.
Também é incerto se a expansão do recurso será limitada à Europa. Testes realizados pelo Canaltech não indicaram a disponibilidade do PiP em contas gratuitas no Brasil, tanto em dispositivos Android quanto em iPhones. Dessa maneira, o modo miniatura só foi acessÃvel ao usar contas com o YouTube Premium habilitado.
Posicionamento do YouTube
A empresa, em resposta exclusiva ao site Canaltech, reiterou que o modo PiP no YouTube requer uma assinatura do YouTube Premium no Brasil. Eles declararam que se você é assinante do YouTube Premium, você tem acesso ao recurso picture-in-picture (PiP) para assistir conteúdo. Mesmo se você não for assinante, mas estiver nos Estados Unidos, ainda é possÃvel utilizar o modo PiP.
Veja também:
Novo headphone será lançado pela Apple em breve; saiba mais detalhes
No entanto, é importante notar que o recurso de Picture-in-Picture (PiP) pode não estar disponÃvel para todos os tipos de conteúdo, como vÃdeos musicais. Adicionalmente, se você não morar nos Estados Unidos, será preciso ter uma assinatura do YouTube Premium para usufruir do modo PiP com qualquer conteúdo na plataforma do YouTube.
Imagem: NiP STUDIO / Shutterstock.com