O aplicativo Paint, integrado no sistema operacional Windows 11, está prestes a receber uma série de novidades, segundo notícias recentes. Entre as atualizações esperadas está a inclusão de um novo controle deslizante para ajustar o tamanho do pincel. O Paint havia passado uma longa temporada sem receber atualizações significativas, chegando até a ser cogitado para descontinuação pela Microsoft.
A ideia inicial era substituí-lo pelo Paint 3D, porém, após reivindicações significativas por parte dos usuários, esta decisão foi revertida. Resultado, o aplicativo passou por uma completa modernização no Windows 11, adquirindo uma nova interface, mais coesa com o design geral do sistema. Além da repaginação gráfica, o Paint recebeu novas funcionalidades e recursos.
As futuras novidades do Paint no Windows 11
Os próximos avanços do Paint foram compartilhados pela conta @PhantomOfEarth na plataforma X, antigo Twitter. Os novos recursos incluem a inserção de um controle deslizante para ajustar o tamanho do pincel. Adicionalmente, o painel Camadas deverá receber um recurso de personalização ou ocultação da cor do fundo da camada.
Entre as novidades, figuram a ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) para remoção do fundo de imagens, suporte para camadas, um tema escuro e um gerador de imagens também influenciado pela IA. As atualizações já estão sendo disponibilizadas para alguns integrantes do Programa Windows Insider, que estão utilizando a versão mais recente, de código 11.2402.20.0, disponível nos canais Dev e Canary.
Disponibilidade geral das novas funcionalidades do Paint
A Microsoft ainda não divulgou uma data para a liberação das novas funcionalidades do Pain para o público geral. Brandon Leblanc, Gerente de Programa Sênior do Programa Windows Insider, respondeu a questionamentos a respeito do assunto na plataforma X, afirmando que, até onde ele sabe, novos recursos para o Paint nos canais Canary e Dev não foram lançados ou habilitados.
Veja também:
Namorar IA? Esta é a nova tendência entre os jovens da China
Dessa maneira, os usuários interessados em experimentar as atualizações podem aderir ao Programa Windows Insider da Microsoft. Participantes existentes já desfrutam de aprimoramentos nos menus de contexto e alterações no painel de Widgets na versão de testes mais recente.