O WhatsApp está lançando uma ferramenta inédita de segurança que poderá ser usada pelos usuários para acessar a conta no aplicativo sem a necessidade de inserir uma senha tradicional.
Os novos recursos são chamados de “passkeys” (ou chaves de acesso) e têm como objetivo substituir os códigos digitáveis convencionais, que, por sua vez, podem ser esquecidos ou violados com frequência.
Mas afinal, qual a diferença das passkeys em relação às combinações clássicas conhecidas popularmente pelos usuários? Para entender tudo sobre a novidade, fique ligado na leitura a seguir.
Veja também:
Microsoft quer que você baixe rival do Windows no seu PC; entenda
Conteúdos
Como funcionam as chaves de acesso do WhatsApp?
Com as passkeys, o WhatsApp dará a possibilidade aos usuários de escolher entre diferentes métodos de login na plataforma. Algumas das principais alternativas são:
- Reconhecimento facial;
- Leitura biométrica da impressão digital;
- PIN numérico que pode ser usado para desbloquear o próprio celular.
Para entender melhor, confira este vídeo divulgado pelo próprio aplicativo em sua página oficial no X (ex-Twitter):
Atualização disponível apenas para Android
Por enquanto, apenas dispositivos Android podem ter acesso à novidade. As chaves de acesso acabaram de passar da versão Beta para a oficial, após semanas de testes bem-sucedidos. Por esse motivo, usuários de aparelhos iOS ainda precisarão esperar mais um pouco para ter acesso ao recurso.
De acordo com informações divulgadas pelo próprio WhatsApp, a função será liberada “entre as próximas semanas e os próximos meses”, de forma gradual e por região em região.
Passkeys são tendência?
Ao que parece, a busca por novas formas de confirmar a identidade dos usuários em redes sociais são uma tendência na indústria da tecnologia. Além da Meta (que gere o WhatsApp, Facebook e Instagram), outras grandes companhias se movimentam nesse sentido:
- Google: a big tech trabalha em métodos inovadores de login, incluindo as próprias passkeys. Nas últimas semanas, a empresa incentivou os usuários que acessam suas contas em dispositivos móveis a tentar novas formas de autenticação de identidade;
- Microsoft: a empresa já oferece meios alternativos de login há algum tempo. Eles estão disponíveis, inclusive, nos aparelhos Windows.
Imagem: omerfarukguler / Shutterstock.com