Quem possui um celular Android se surpreenderá com a novidade que o WhatsApp anunciou esta semana. O mensageiro, gerido pela Meta, divulgou que os donos de dispositivos com o sistema operacional podem agora realizar login no aplicativo sem a necessidade de digitar códigos enviados por SMS.
Isso porque o WhatsApp está introduzindo seu sistema inédito de chaves de acesso, conhecidas como “passkeys,” que substituem a autenticação em duas etapas – geralmente feita por SMS – por novas opções de recursos mais práticos e seguros.
Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Continue lendo abaixo.
Conteúdos
WhatsApp lança chaves de acesso para Android
Com as novas passkeys, os usuários do mensageiro podem acessá-lo de três formas diferentes:
- Reconhecimento facial;
- Impressão Digital;
- PIN de segurança.
Por enquanto, apenas os donos de dispositivos Android podem experimentar essa novidade. Em uma nota enviada ao G1, a Meta informou que a ferramenta está sendo disponibilizada aos poucos para esse público “nas próximas semanas ou meses.” Portanto, fique atento ao WhatsApp nos próximos dias para verificar se as chaves de acesso já podem ser configuradas.
Vale lembrar que a empresa ainda não divulgou uma data para a chegada dessa função nos dispositivos iOS. Portanto, os donos de iPhones precisam esperar um pouco mais para experimentar o recurso.
Veja também:
Netflix acaba com o plano básico e aumenta o preço da assinatura; saiba mais
O que é uma chave de acesso?
Basicamente, a nova tecnologia introduzida pelo mensageiro permite fazer login em sites e aplicativos sem a necessidade de informar nome de usuário e senha. Em vez disso, esses dados são substituídos por impressão digital, biometria facial ou um PIN numérico no processo de autenticação de identidade.
O uso desse recurso evita que as pessoas precisem memorizar diversos códigos, reduzindo o risco de esquecê-los ou tê-los roubados, ao mesmo tempo que proporciona maior segurança às contas.
Como usar uma passkey?
O WhatsApp informou que, para utilizar uma passkey, o dispositivo deve estar executando o Android 9 ou uma versão superior, ter uma conta Google integrada, a configuração da tela de bloqueio ativada e a versão mais recente do aplicativo do Google Play. Uma vez que tudo isso esteja configurado, siga o passo a passo:
- Toque nos três pontos no topo da tela do WhatsApp;
- Em seguida, selecione “Configurações” > “Chaves de acesso” > “Criar uma chave de acesso”;
- Por fim, toque em “Continuar” para ativar a sua nova chave.
Imagem: Temitiman / Shutterstock.com