Uma novidade interessante movimentou o mercado da tecnologia esta semana: a Vivo vai virar concorrente do Android e do iOS com o lançamento do seu próprio sistema operacional. No entanto, não é o que você está pensando. A Vivo da qual estamos falando não é a operadora de telefonia brasileira, mas sim a fabricante chinesa de smartphones.
Em um comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (16), a empresa asiática anunciou a realização de uma conferência de desenvolvedores para o dia 1º de novembro. O motivo do evento é lançar a inédita interface OriginOS 4, um novo sistema operacional 100% proprietário destinado aos dispositivos da marca.
A notícia agitou especialmente a indústria chinesa de smartphones, já que, ao que tudo indica, a Vivo está seguindo o mesmo caminho que suas conterrâneas, a Huawei e a Xiaomi.
Conteúdos
Vivo vai virar concorrente de Android?
O anúncio da Vivo repercutiu bastante dentro do segmento de celulares, gerando especulações sobre os próximos passos da companhia.
De acordo com o Digital Chat Station, uma página especializada em smartphones, ainda não está claro se o novo software da marca chinesa estará disponível em celulares no futuro, portanto, é improvável que a marca chinesa se afaste do ecossistema Android em um primeiro momento.
Ainda segundo a página, o sistema operacional que será lançado em algumas semanas pode ser usado inicialmente em casas inteligentes, como uma ferramenta IoT (Internet das Coisas).
Veja também:
Novo visual do WhatsApp é liberado; saiba como acessar
OriginOS 4 terá IA?
Durante a conferência marcada para o próximo mês, a fabricante asiática também pode anunciar um novo produto próprio de inteligência artificial. Inclusive, pessoas de dentro da indústria acreditam que o recurso poderia já estar no OriginOS 4.
Por enquanto, todas essas possibilidades são apenas rumores, mas o que é certo é o movimento do mercado chinês em direção à busca de independência em relação às grandes big techs do Ocidente, e a criação de sistemas operacionais alternativos ao Android e ao iOS é um grande passo nesse processo.
Imagem: mammela / Pixabay.com