Em diversos cantos da internet, principalmente em plataformas de compartilhamento de vídeos, como o popular TikTok e o Kwai, uma informações tem causado rebuliço entre os usuários: a possível proibição da venda do açaí no Brasil a partir de 2024.
Mensagens e até prints do suposto anúncio dessa proibição no portal de notícias G1 têm ganhado força e preocupado muitos aficionados por essa fruta símbolo da nossa região norte.
Diante de tal alerta, foi realizado um trabalho de checagem para desvendar se há algum fundamento por trás dessa história assustadora para muitos. Será que o açaí realmente está com os dias contados aqui no Brasil?
A verdade por trás do boato sobre a proibição do açaí
Primeiramente, foi buscado qualquer indicação no portal G1, conforme mencionado na mensagem divulgada. No entanto, nenhum registro da matéria que continha a dita proibição do açaí foi encontrado.
Outra perspectiva analisada foi a de eventuais problemas ou descobertas que indicassem algum dano provocado pelo consumo dessa fruta, como um possível prejuízo à saúde. Nenhum indicativo foi localizado nesse sentido.
Então, de onde surgiu essa falsa informação?
As fake news são uma triste realidade no âmbito das redes sociais e essa situação referente à suposta proibição da venda do açaí é uma delas.
Baseada em um print falso de um suposto anúncio feito pelo portal G1, essa notícia se alastrou e causou inquietação entre os amantes dessa fruta tão apreciada e comumente consumida na forma de creme, principalmente nos estados do norte do país.
Consumo de açaí continua liberado
Ficou evidente que essa notícia alarmante sobre o açaí, tão marcante na culinária e na cultura brasileiras, não passa de boato.
Veja também:
Google toma importante atitude para aumentar a segurança dos usuários; confira
Portanto, se você é um entusiasta e apreciador dessa delícia, pode ficar tranquilo. A venda do açaí está liberada e não há previsão ou indicação de mudança nesse cenário.
Imagem: Vitor Lando / shutterstock.com