Aquele aroma gostoso no ar… Você, provavelmente, se lembra de alguma memória afetiva com o cheirinho de café fresco no ambiente. E não é por acaso. Essa bebida faz parte do dia a dia de grande parte da humanidade e chega a ser a segunda mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.
E, para quem curte café, uma boa notÃcia: foi realizado um teste pelo Paladar, do Globo, com 11 marcas diferentes, testando o sabor e aroma. Dessa forma, confira a seguir, as melhores marcas de café moÃdo disponÃveis no Brasil.
As onze melhores marcas de café moÃdo
A marca Três Corações conquistou o primeiro lugar, destacando-se por suas notas distintas de sabor que combinam chocolate e frutas. No quesito aroma, foram identificadas nuances de terra, avelã, nozes e caramelo queimado, evidenciando a incontestável qualidade do café brasileiro.
A segunda posição foi alcançada pela marca Melitta, caracterizada por notas suaves de acidez e doçura. O terceiro lugar pertence a outra linha da Três Corações, a Fort, cujo sabor menos amargo tem cativado os paladares brasileiros.
As marcas subsequentes incluÃram Café do Ponto, Caboclo, Pelé, Moraes, Bom Jesus, Pilão, Café Brasileiro e Jardim.
Por que o café brasileiro é tão saboroso?
O Brasil é o maior exportador de café do mundo, vendendo para 130 paÃses. Entre as espécies produzidas aqui, 70% é do tipo Arábica, cujo grão tem um sabor suave e é cultivado em terrenos com altitude acima de 600 metros. Já a espécie Robusta, também chamada de Conilon, compõe 30% da produção. Ela tem sabor intenso e sua plantação pode ser feita desde o nÃvel do mar até 600 metros de altitude.
O ponto de maturação dos grãos e o tipo de torra também impactam diretamente no sabor e aroma do café. Nos cafés extrafortes e tradicionais, por exemplo, sementes maduras são misturadas com grãos que ainda não amadureceram ou que passaram do ponto, proporcionando um gosto mais amargo. Já nos cafés especiais, apenas frutos maduros são usados, resultando em uma qualidade superior.
Imagem: 1195798 / pixabay.com