O gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, é uma das principais fontes de energia utilizada pelos brasileiros para o preparo dos alimentos.
No entanto, algumas precauções são fundamentais para garantir a segurança no seu uso e evitar o seu vazamento.
Onde comprar o gás de cozinha
A primeira dica é sempre comprar o gás de cozinha em empresas credenciadas. Isso garante a qualidade do produto, que deve estar em boas condições, sem corrosão, vazamentos ou amassados.
Ainda é importante verificar a validade da mangueira e do registro do botijão.
Como instalar o botijão
A instalação correta do botijão de gás também é fundamental para a segurança da sua casa. O ideal é que a instalação seja realizada por um profissional especializado. Além disso, o gás de cozinha deve ser posicionado em áreas ventiladas e afastado do sol e de outras fontes de calor.
Importante destacar que o botijão não deve ser guardado em espaços fechados, como armários, e nem deve ser utilizado enquanto estiver deitado.
O que fazer em caso de vazamento de gás
Ao sentir o cheiro do gás de cozinha, a primeira atitude a adotar é abrir todas as janelas e portas para ventilar o ambiente. Depois, é preciso evitar qualquer situação que possa gerar uma faÃsca, como acender luzes ou usar aparelhos elétricos. Desligue a energia elétrica da residência e feche o registro do botijão de gás. Se possÃvel, leve o botijão para um espaço aberto e ventilado.
Veja também:
Quais situações podem causar enxaqueca e como tratar?
Se houver incêndio, saia do local e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número de emergência 193. Seguindo essas dicas de segurança, você minimiza os riscos associados ao uso do gás de cozinha e garante um ambiente seguro para você e para sua famÃlia.
Imagem: Nor Gal / shutterstock.com