Se você já ouviu alguém dizer que as panturrilhas são nosso “segundo coração”, este não é um simples exagero. A batata da perna realmente atua como uma bomba, empurrando o sangue de volta ao pulmão para ser reoxigenado e redistribuído pelo coração.
Portanto, se ocorre uma situação em que a panturrilha não está sendo devidamente exercitada, como por exemplo, durante longos períodos de imobilidade, isso pode levar à retenção de líquido, inchaço e a sensação de pernas pesadas e cansadas – sinais claros de que a circulação sanguínea não está adequada.
Entenda como a falta de movimento pode aumentar o risco de trombose
Muitas pessoas podem não saber, mas permanecer muito tempo sem caminhar ou mover-se, especialmente durante viagens longas, pode aumentar o risco de desenvolver trombose.
Do ponto de vista médico, a trombose se dá quando se forma um coágulo sanguíneo, um “trombo”, que pode obstruir as veias das pernas e coxas, impedindo a passagem do sangue.
Como lidar com a imobilidade durante viagens de avião e ônibus?
Segundo a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, a situação pode ser pior para quem viaja de avião, especialmente quando a pessoa fica sentada na janela, tendendo a se movimentar ainda menos.
Mas, além da imobilidade, há um segundo fator que preocupa: a desidratação. Algo comum durante viagens aéreas devido à diminuição da ingestão líquida (para evitar idas frequentes ao banheiro), ao uso do ar condicionado e à pressurização da cabine.
Dicas para viagens mais saudáveis
A seguir, confira algumas dicas valiosas para quem tem uma viagem longa planejada e quer evitar o risco de desenvolver trombose.
Veja também:
Ventilador empoeirado? Saiba como limpar seu aparelho do jeito certo
Evite roupas apertadas
Para começar, vale a pena vestir roupas confortáveis e evitar calças que pressionem o abdômen ou o uso de cintas, ou qualquer roupa que aumente a pressão intra-abdominal, já que isso dificulta a circulação do sangue nas pernas.
Cuidado ao usar meias ou calças dobradas
É igualmente importante ter cuidado com meias ou calças que podem dobrar e causar desconforto em pontos específicos, criando uma espécie de garrote, e atenção especial deve ser dada a sapatos e sandálias que são amarrados nas pernas, pois podem criar um garrote caso haja inchaço.
Utilize meias de compressão
O uso de meias elásticas de compressão é extremamente benéfico, pois ajuda a evitar a retenção de líquido nas pernas e a estimular a circulação sanguínea e o fluxo de sangue nas pernas.
Alimente-se de forma saudável
Antes de uma viagem, recomenda-se também realizar uma refeição mais leve, sem alimentos processados, industrializados, salgadinhos e refrigerantes, pois são ricos em sódio, o qual estimula a retenção de líquidos.
Preserve sua circulação ao evitar o consumo de bebidas alcoólicas
Consumo moderado pode causar retenção de líquidos e reduzir mobilidade, aumentando o risco de trombose.
Procure ajuda quando necessário
Em caso de inchaço repentino e doloroso em apenas uma das pernas, o ideal é procurar assistência médica imediatamente, pois pode ser um sinal de trombose venosa profunda.
Imagem: aslysun / shutterstock.com