O popular aplicativo social TikTok anunciou recentemente que está sendo obrigado a retirar todo o conteúdo que contém músicas propriedade da Universal Music Group.
Esta ação decorre do recente término do contrato de licenciamento entre as duas partes e a subsequente falta de um acordo de renovação.
No seu comunicado à imprensa, o TikTok declarou: “Estamos no processo de cumprir a exigência do Universal Music Group de remover todas as músicas escritas (ou co-escritas) por um compositor contratado pelo Universal Music Publishing Group (UMPG), com base nas informações que eles forneceram”.
Como isso afeta os usuários do TikTok?
Isso significa que os usuários do TikTok não poderão mais utilizar em seus vÃdeos faixas de artistas ligados à Universal Music, uma das maiores empresas musicais do mundo. A gravadora detém os direitos de canções de grandes estrelas da música, como Taylor Swift, Billie Eilish e The Weeknd.
Curiosamente, não são apenas os artistas da Universal que serão afetados. Se um artista sob contrato com a Universal Music tiver colaborado de alguma forma em uma música, essa faixa também deverá ser removida do TikTok. Isto vai impactar ainda mais artistas que procuram promover o seu trabalho na plataforma.
O que vem a seguir para o TikTok e a Universal Music Group?
O TikTok declarou que continua comprometido em chegar a um acordo equitativo com a Universal Music.
Veja também:
Desistiu dos celulares? Motorola lança cartão de crédito com muito cashback
No entanto, até o final desta semana, espera-se que todas as músicas do extenso catálogo da Universal Music (que engloba cerca de quatro milhões de faixas) tenham sido removidas da rede social de vÃdeos curtos.
Imagem: DANIEL CONSTANTE / shutterstock.com