Nada de pânico! Esta é a mensagem que os especialistas enviam para os homens preocupados com as alterações visuais que ocorrem no pênis com o avanço da idade. Muitos têm a impressão de que o membro está diminuindo de tamanho, mas é isso mesmo?
Bem, na verdade, existem vários fatores que podem contribuir para que o pênis “pareça” estar encolhendo quando, na realidade, continua do mesmo tamanho.
Um elenco de urologistas brasileiros descreveram os variados fatores que podem modificar o aspecto do pênis ao longo dos anos, sem realmente reduzir o seu tamanho. Confira quais são.
Por que o pênis parece diminuir com a idade?
À medida que os homens envelhecem, particularmente a partir dos 40 anos, o corpo produz menos testosterona. Esta queda hormonal pode levar a uma redução na frequência e no volume de ereções, fazendo com que menos sangue chegue ao pênis durante o dia. Isso faz com que o órgão fique “mais vazio” e pareça menor quando flácido.
Não apenas isso, a perda da elasticidade natural da pele do pênis e uma maior elasticidade das artérias que o irrigam fazem com que o órgão pareça ter diminuÃdo mesmo quando ereto. No entanto, tudo isso é apenas uma questão de percepção, o tamanho real do pênis não é afetado.
E a obesidade, ela interfere no tamanho do pênis?
A obesidade pode de fato afetar a aparência do pênis. Por quê? O excesso de gordura nas regiões pubiana e abdominal pode esconder parte do pênis, fazendo com que ele pareça menor. Para evitar tais confusões visuais, os médicos aconselham a adoção de bons hábitos alimentares e a prática regular de atividade fÃsica.
Veja também:
É melhor deixar o computador ligado ou desligado?
A adoção de um estilo de vida sedentário pode ter o efeito contrário, prejudicando a circulação sanguÃnea e, por consequência, a potência das ereções e até mesmo a irrigação do pênis em estado flácido.
Há ainda casos mais especÃficos, onde condições como a doença de Peyronie, que provoca fibrose e altera a curvatura do pênis, ou a remoção da próstata, podem afetar a percepção visual do pênis.
Imagem: Artem Postoev / shutterstock.com