Um alerta ressoa nas previsões da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, indicando um possível agravamento do surto de dengue no Brasil no próximo ano. O cenário preocupante, delineado pela combinação de fatores climáticos e a presença de sorotipos específicos, levanta sérias questões sobre a saúde pública.
Saiba mais a respeito desse preocupante alerta de surto de dengue no Brasil, destacando desafios climáticos e medidas preventivas.
Veja também:
Veja 5 alimentos que ajudam a aliviar a ressaca; saiba mais
Conteúdos
Preparação para surto de dengue
O presidente da SBMT, Júlio Croda, adverte que o verão, período epidêmico da dengue, será desafiador, prevendo mais casos e óbitos em comparação ao ano anterior.
Diante desse cenário, a SBMT recomenda um plano de contingência para 2024, focado em treinar profissionais de saúde para casos graves, oferecer locais de hidratação e atendimento, e organizar fluxos de internação.
Essa preparação é particularmente crucial no Sul do país, onde os serviços de saúde podem enfrentar dificuldades devido à expansão do vetor e da doença para essa região.
Novo medicamento e vacina contra a dengue
O Brasil já enfrenta um novo surto de dengue, com casos registrados em estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Tocantins no início deste ano. Até março, mais de 300 mil casos haviam sido reportados. O Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses) para monitorar não apenas a dengue, mas também chikungunya e zika.

Com a recente chegada do mosquito-tigre-asiático, o Amazonas adotou medidas proativas, instalando armadilhas para conter o avanço da doença, especialmente após nove mortes registradas este ano. A batalha contra a dengue também envolve avanços na área médica. Assim, o desenvolvimento do primeiro medicamento antiviral contra a dengue, JNJ-1802, pela Janssen, promete ser um marco significativo.
Além disso, a introdução da vacina Qdenga, aplicada inicialmente pela rede privada, oferece uma abordagem preventiva ao abranger quatro sorotipos do vírus causador da doença. Esses avanços médicos se tornam cruciais diante da urgência em conter e tratar eficazmente a dengue em meio ao cenário desafiador previsto para 2024.
Como se prevenir contra a dengue?
Veja algumas dicas práticas de como se prevenir contra a dengue:
- Elimine recipientes que acumulem água, como pneus e garrafas;
- Use telas em portas e janelas para evitar a entrada de mosquitos;
- Aplique repelentes regularmente, especialmente durante o amanhecer e o entardecer;
- Colabore com campanhas de conscientização, divulgando práticas preventivas na comunidade.
Imagem: vagonik / Shutterstock.com