Descoberto por um usuário do TikTok, o Spotify está testando uma IA generativa capaz de criar playlists personalizadas. A novidade foi confirmada pela própria plataforma de música.
No vÃdeo publicado na conta rodbad_ do TikTok, é possÃvel ver que ao criar uma nova lista de músicas, aparece a opção ‘Playlist de IA'. A partir daÃ, uma caixa de texto solicita ao usuário que defina um comando, podendo variar entre “Preencha o silêncio com música de fundo de café” e “Explore um gênero de nicho como Witch House”. A IA então cria uma playlist personalizada para o usuário em instantes.
Mas afinal, como funciona essa tecnologia de playlist criadas por IA?
Bem, funciona assim: depois de o usuário inserir o comando, a IA processa o pedido e gera uma playlist com músicas selecionadas com base no comando inserido.
O usuário ainda tem a liberdade de remover algumas músicas dessa lista gerada pelo sistema caso deseje. Tudo isso acontece em segundos, proporcionando uma experiência de uso aprimorada.
O Spotify confirmou os testes?
De acordo com o site TechCrunch, quem confirmou esses testes foi um porta-voz do Spotify. Entretanto, não foram fornecidos muitos detalhes sobre a novidade. Segundo o porta-voz, a empresa está sempre realizando vários testes de rotina, alguns deles sendo importantes para aprimorar a experiência do usuário.
De acordo com informações anteriores, especula-se que a função de geração de playlist por IA pode vir a fazer parte do plano Supremium do Spotify. Esse plano estaria implementando um catálogo de músicas Hi-Fi (sem perda de qualidade de som), estatÃsticas no estilo Last.fm e uma área de audiolivros.
Veja também:
Você pode morrer de 27 formas diferentes por causa do calor; entenda agora
Além de colocar a inteligência artificial em ação em 202, a empresa ainda firmou uma parceria com o Google Cloud para aprimorar as recomendações de músicas por IA.
Imagem: Chubo – my masterpiece / shutterstock.com