Dando continuidade ao projeto que visa garantir o acesso ao sinal 5G em todas as partes do país, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou o uso da tecnologia em mais 432 cidades do Brasil nesta semana.
A expansão, inicialmente prevista para 2026, ocorreu nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Amapá e Roraima. As unidades federativas mais beneficiadas por esta fase do projeto foram o Paraná e o Rio Grande do Sul, com 160 e 155 cidades, respectivamente, recebendo a novidade.
A liberação da Anatel, oficializada nos últimos dias, poderá ser aproveitada a partir de 23 de outubro. Confira a seguir a lista completa de municípios que receberão a tecnologia 5G.
Veja também:
Entenda a polêmica envolvendo o reality show A Fazenda
Conteúdos
Expansão do sinal 5G no Brasil
A nova atualização promovida pela entidade de telecomunicações caminha na direção da democratização do acesso à tecnologia no país. Até então, 2.024 cidades espalhadas pelo Brasil já contavam com o sinal 5G. Com a expansão, esse número aumentará para 2.456, o que significa que 156 milhões de brasileiros, equivalente a 73% da população, terão acesso aos dados 5G em breve.
Entre os municípios que já receberam ou estão prestes a receber a novidade, estão regiões de pequena, média e grande população. Dos 2.456 que compõem a lista atual, 381 têm menos de 30 mil habitantes, enquanto, por outro lado, apenas 51 possuem populações entre 30 e 100 mil habitantes.
Esses números mostram que, gradativamente, o 5G está chegando também às áreas rurais do país, bem como em cidades mais afastadas dos grandes centros
Quais cidades estão recebendo o sinal 5G?
A partir da próxima segunda-feira (23), prestadoras de 432 novos municípios que possuem lotes na faixa de 3,5 GHz já poderão solicitar à Anatel o licenciamento e a ativação do sinal 5G.
Mas afinal, a sua cidade está na lista? Veja a seguir, algumas das áreas urbanas que passarão a ter acesso ao 5G:
- Oiapoque (AM);
- São João Del Rei (MG);
- Sacramento (MG);
- Palmital (PR);
- Jardim Alegre (PR);
- Caracaraí (RR);
- Carazinho (RS);
- Ijuí (RS);
- São Borja (RS)
- Luzerna (SC);
- Concórdia (SC).
Confira a relação completa dos municípios que estão recebendo a novidade no comunicado oficial divulgado pelo Governo Federal.
Imagem: Lisic / Shutterstock.com