A PolÃcia de Fortaleza, capital do Ceará, resgatou um bebê sequestrado de dois meses com o auxÃlio de uma importante ferramenta da Meta, empresa controladora do Facebook e do Instagram.
A responsável pelo sequestro, uma mulher de 39 anos, foi presa em flagrante.
Como ocorreu o sequestro?
A criança já foi localizada na última segunda-feira (26). De acordo com as informações da polÃcia, a mãe da criança é uma pessoa em condição de rua.
Na ocasião do sequestro, o bebê foi visto pela última vez em uma pousada social da Prefeitura de Fortaleza, no bairro Centro, onde a mãe o deixou sob os cuidados da suposta sequestradora.
Por sua vez, a mulher suspeita se encontrava no local e teria justificado à familia que seu filho, que havia nascido mas logo veio a falecer, na verdade permanecia vivo e internado em um hospital.
Inovação tecnológica a favor da justiça
O caso foi solucionado graças ao protocolo de busca de crianças e adolescentes desaparecidos conhecido como Amber Alert, que entrou em operação no Brasil em agosto de 2021, após parceria firmada entre a Meta e o Ministério da Justiça.
O funcionamento do Amber Alert se dá da seguinte maneira: após o desaparecimento da criança ser confirmado pelas autoridades e registrado um boletim de ocorrência, a polÃcia entra em contato com o Ciberlab, órgão vinculado ao Ministério da Justiça.
Em parceria com a Meta, é gerado um aviso de desaparecimento, fornecendo informações como foto da criança, nome, caracterÃsticas fÃsicas e o último local onde foi vista. O alerta é então veiculado aos usuários do Facebook e Instagram num raio de 160 quilômetros do local do desaparecimento.
Outros resgates bem-sucedidos com auxÃlio do Amber Alert
A emissão dos alertas se restringe a casos de desaparecimento de menores de 18 anos que estejam em risco configurado e iminente, segundo o critério das autoridades.
Ricardo Pinheiro, delegado-diretor da Delegacia de HomicÃdios e Proteção à Pessoa do Ceará, informou que algumas pessoas reconheceram o bebê sequestrado por meio das imagens divulgadas pelo Amber Alert nas redes sociais.
Apenas em 2023, essa é a terceira vez que a polÃcia do Ceará recorre ao sistema de alertas e consegue localizar a criança.
Sobre o Amber Alert da Meta
A Meta informa que o Amber Alert é empregado em 30 paÃses distintos e está disponÃvel no Brasil nos estados do Ceará, Minas Gerais e no Distrito Federal. Progressivamente, o serviço será implementado em todo o território nacional.
Os próximos estados a adotarem o projeto devem ser Bahia, PiauÃ, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Paraná, ParaÃba, Amapá, Goiás e Roraima.
Imagem: Sergei Elagin / Shutterstock.com