Ter o WhatsApp clonado pode ser um problema muito grande para qualquer pessoal, afinal, é por meio desse golpe que muitos criminosos conseguem acessar os dados de suas vítimas, sequestrando informações pessoais para tirar dinheiro de várias pessoas.
O golpe consiste em clonar a conta no aplicativo mensageiro de uma pessoa e, por meio desse acesso, confundir os contatos dela, solicitando transferências bancárias. Por isso, muita gente tem medo de sofrer um ataque desse tipo e fica sem saber o que fazer nesses momentos.
Foi pensando nisso que a Optclean decidiu criar este artigo. Nós vamos te contar com mais detalhes a respeito do procedimento que você deve seguir caso tenha o seu WhatsApp clonado. Quer saber mais sobre isso? Fique por aqui e confira tudo que a gente preparou para você.
WhatsApp clonado: como proceder?
Uma vez que seu WhatsApp estiver clonado, você deverá alertar seu contatos acerca do golpe, solicitando-os que denunciem a conta fraudulenta. Quando for alertá-los, a sugestão é que você os forneça as seguintes orientações:
- Suspeite em caso de recebimento de mensagens atípicas;
- Tenha cuidado com mensagens recebidas por contatos que utilizam a sua foto, mas em um número desconhecido;
- Caso você receba uma solicitação de dinheiro com a foto de um conhecido, tente ligá-lo ou conversar pessoalmente a fim de confirmar o pedido.
Como denunciar uma conta clonada?
- Clique nos três pontinhos na tela da conversa;
- Em seguida, toque em “Mais”;
- Feito isso, selecione a opção “Denunciar”;
- Você deverá escolher se pretende bloquear o contato e apagar a conversa (tire prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio);
- Toque em “Denunciar”;
- Por fim, você deverá informar a razão pela qual o número está sendo bloqueado. Ex: conteúdo indesejado” (caso opte por bloquear, a tela não será exibida).
Imagem: Mourizal Zativa/ nsplash.com