Se você já teve a sensação de estar consciente durante um sonho qualquer, saiba que existe um nome para esse fenômeno e é justamente sobre isso que nós vamos falar: sonhos lúcidos. Eles provocam a sensação de que a pessoa é uma espécie de agente em sua própria imaginação.
Nesse tipo de evento, a pessoa tende a sentir como se fosse um “diretor” que está vivenciando o sonho enquanto ele simplesmente se desenrola. Vale ressaltar que esse tipo de fenômeno acontece quando a pessoa está consciente de que está sonhando.
Neste artigo, a gente vai esclarecer algumas curiosidades a respeito dos sonhos lúcidos. Se você quiser entender como ocorre esse fenômeno e saber mais detalhes a respeito dele, fique por aqui e confira todas as informações nós próximos blocos.
Sonhos lúcidos: como acontecem?
De acordo com a ciência, eles ocorrem durante o Movimento Rápido dos Olhos do sono, isto é, quando o seu cérebro não está tão ativo como quando você está acordado. Por isso, ocorre uma lucidez enquanto o sonho ocorre e se desenrola.
Veja também:
Saiba como proteger o Wi-Fi de invasores
Em termos científicos, o córtex pré-frontal, parte cerebral que é responsável pelos pensamentos lógicos e a autorreflexão, é ativado durante os sonhos lúcidos. É por meio dele que conseguimos reconhecer que estamos sonhando, mesmo nesse estado de “transe”.
Muita gente se pergunta o porquê de os sonhos lúcidos serem tão fascinantes. Isso porque a experiência é emocionante e permite que a pessoa explore sua criatividade, supere seus medos e rompa com seus desafios pessoais. Além disso, é possível até solucionar problemas reais.
É possível provocar sonhos lúcidos?
Existem alguns procedimentos que podem te ajudar a alcançar esse fenômeno. Para isso, você precisará adotar algumas práticas cotidianas. Confira todas logo abaixo:
- Em um diário, comece a registrar seus sonhos regularmente. Isso te ajudará a reconhecer os padrões dos seus sonhos e aumentar sua consciência enquanto dorme;
- Se pergunte, durante o dia, sobre a realidade: “Estou sonhando?” e teste, sempre que possível: tentando voar ou atravessar uma mão em uma parede;
- Medite sempre que possível;
- Use técnicas de indução, como a MILD e a WILD.
Imagem: New Africa / shutterstock.com