Acender a churrasqueira e preparar as carnes no ponto perfeito pode ser um desafio se você não conhecer as técnicas corretas. Tempo de descanso, a distância entre o fogo e a carne e a selagem da gordura são aspectos fundamentais que influenciam no resultado de um bom churrasco.
Para ajudá-los a alcançar o cobiçado ponto perfeito do churrasco, o renomado chef Fabio Lazzarini compartilhou alguns segredos. Confira cada um deles ao longo deste artigo!
Dicas de cocção do churrasco perfeito
Um dos principais fatores que afetam a qualidade do churrasco é a distância entre o fogo e a grelha. Esta distância pode variar de acordo com o combustível utilizado, o tamanho e o tipo da carne.
Se você está cozinhando peças grandes, carnes gordurosas ou linguiças na lenha, a grelha deve estar a cerca de 25 centímetros acima do fogo. Se a carne estiver cortada em bifes e for assada no carvão, ela pode estar mais perto do fogo, cerca de 10 a 15 centímetros.
Descanso e corte da carne também interferem em sua qualidade
Para manter a carne suculenta e saborosa, a gordura deve sempre estar voltada para cima. Isso irá hidratar a carne, mantendo-a macia e cheia de sabor.
Entretanto, quando a carne sai do fogo, ela deve descansar antes de ser cortada. Isso porque a cocção continua mesmo depois que a carne sai do contato direto com o fogo. O tempo de descanso deve ser de cerca de dois a cinco minutos, dependendo do tamanho da peça.
Depois do descanso, que assegura a suculência da carne, é hora de cortá-la para servir. Bifes mais grossos retêm mais sabor do sal e do carvão. No entanto, se a peça for mais gordurosa, é melhor cortá-la em pedaços mais finos. Eles serão mais saborosos e menos pesados no estômago.
Imagem: Mironov Vladimir / shutterstock.com