O universo das compras com cartões de crédito é envolto por muitas questões – uma delas é como cancelar uma compra efetuada erroneamente ou que, por algum motivo, não deseja mais.
Cada empresa tem seu respectivo procedimento, mas em sua grande maioria, eles seguem um padrão.
Quando recorrer ao cancelamento de uma compra no cartão?
As situações que ensejam o cancelamento de uma compra são consideradas casos excepcionais, e é possível listar os principais cenários:
- Presença de defeitos na mercadoria ou no serviço contratado;
- Cobranças indevidas;
- Desistência em decorrência do cancelamento da venda;
- Pagamento realizado, mas sem a entrega do produto ou disponibilização do serviço;
- Desistência da compra em até sete dias, contados da data da assinatura do contrato ou do recebimento do item (exclusivo para compras realizadas online ou por telefone).
Se perceber que há valores indevidos na fatura do cartão de crédito — advindos de uma compra ou não —, o primeiro passo é entrar em contato com a loja e solicitar a exclusão da cobrança. Contudo, é importante também notificar a operadora do cartão de crédito.
Como cancelar compra no cartão de crédito
O processo para cancelar compra no cartão de crédito varia de estabelecimento para estabelecimento, mas, de maneira geral, é possível listar o passo a passo comum a maioria das situações:
- Acesse a página da loja no navegador ou no aplicativo;
- Vá até a seção de pedidos;
- Localize o produto ou serviço que deseja cancelar;
- Escolha a opção de cancelamento;
- Aguarde a confirmação do procedimento.
É relevante frisar que, em caso de compras realizadas em lojas físicas, será necessário ir até o local e solicitar o cancelamento de forma presencial. De maneira geral, as empresas disponibilizam um prazo de 7 dias para o cliente cancelar uma compra. Portanto, é aconselhável não deixar essa tarefa para o último dia.
E depois, o que acontece?
Após o requerimento do cancelamento de compra no cartão de crédito, é necessário que a loja informe o banco sobre a situação e requisite a devolução do dinheiro. Tal processo pode demorar até 15 dias, a depender do meio de pagamento – se for por maquininha, por exemplo, o tempo tende a ser maior.
Para evitar equívocos ou qualquer tipo de problema, a recomendação é relatar a situação a administradora do cartão de crédito.
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