Uma queimadura de sol não só estraga o dia, mas também aumenta o risco de condições de pele mais graves, como o câncer. Por isso, os tecidos fotoprotetores se tornaram uma forma eficaz de combater a radiação UV. Essas roupas especiais funcionam bloqueando ou absorvendo os raios ultravioleta (UV), minimizando sua incidência na pele.
Nossa exposição à radiação UV pode causar danos de longo prazo à pele se não for devidamente gerenciada. Isso acontece porque a radiação UV, que é uma parte da radiação solar, pode penetrar nas camadas superficiais da pele e alterar a estrutura das células.
O que exatamente é a radiação UV?
A radiação UV é uma parte da radiação solar que atinge a Terra. Felizmente, a maior parte dela é filtrada pela camada de ozônio da nossa atmosfera. Se isso não acontecesse, a vida na Terra cesaria devido à intensidade destrutiva dos raios solares.
A extrema exposição aos raios UV é um problema particularmente grande em locais como a Austrália, onde a incidência de radiação UV é alta. Foi lá que se iniciou o desenvolvimento de roupas com tratamento UV. Essas vestimentas são tratadas de forma a aumentar o fator de proteção aos UV dos tecidos.
Roupas que bloqueiam raios solares: como é o processo de fabricação de tecidos com fotoproteção?
No passado, o método para conferir proteção UV aos tecidos consistia em submergir a peça finalizada em um produto quÃmico especial. O produto tornava tecidos comuns, como algodão que apresenta um fator UV de cerca de 5, em tecidos com proteção UV superior a 30.
Veja também:
Saiba qual é o amuleto da sorte do seu signo
Contudo, essa forma de tratamento tinha uma limitação: o fator de proteção progressivamente diminuÃa após várias lavagens da peça de roupa. Mas, graças aos avanços na tecnologia têxtil, agora é possÃvel produzir tecidos com proteção UV permanente.
Então, esses tecidos modernos são realmente eficazes?
Sim, os fabricantes de tecidos fotoprotetores estão utilizando tecnologias que geram proteção UV durante a própria construção da malha. Isso se traduz em garantia de reflexão de 98,5% dos raios solares, sem a necessidade de recorrer a substâncias quÃmicas adicionais para conferir proteção UVA e UVB.
Roupas são produzidas com fios tecnológicos à base de dióxido de titânio. Esses fios passam por um tratamento quÃmico com aditivos fotoprotetores, tornando-os mais potentes no bloqueio dos raios UV.
Contudo, mesmo equipado com vestimentas com proteção UV, um protetor solar de qualidade continua sendo essencial, principalmente nas partes do corpo que não estão cobertas pela roupa.
Imagem: myboys.me / shutterstock.com