Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alertou sobre uma onda de golpes que tem feito com que beneficiários do Bolsa Família percam seus valores depositados. Os criminosos estão se passando pelo MDS e utilizando links fraudulentos, o que leva à perda de recursos importantes. Se você foi uma das vítimas, saiba como contestar e recuperar o seu benefício.
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Alerta do MDS: cuidado com golpes
O MDS enfatiza que não envia links nem solicita downloads aos titulares do Bolsa Família. Essas práticas fraudulentas estão sendo usadas para enganar os beneficiários e obter acesso indevido aos seus benefícios.
É crucial que os titulares estejam cientes dessas fraudes e saibam como proceder caso sejam enganados.
Passos para recuperar o Bolsa Família perdido
Se você foi vítima de um golpe e perdeu o benefício do Bolsa Família, siga os procedimentos abaixo para contestar e tentar recuperar o valor:
1. Presença em Agência da Caixa
Dirija-se pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal com o seu CPF e um documento de identificação. Este é um método direto para registrar a contestação e iniciar o processo de recuperação.
2. Contestação via aplicativo Caixa TEM
- Abra o aplicativo Caixa TEM (Android e iOS);
- Toque no ícone de ajustes;
- Selecione “Minha Conta” e depois “Contestar Transação”;
- Escolha o valor da transação a ser contestada;
- Responda às perguntas de segurança;
- Você verá uma mensagem confirmando a solicitação de contestação com sucesso.
A contestação será analisada em até 10 dias úteis após a sua solicitação.
3. Contato pelo SAC da Caixa
Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Caixa pelo telefone 0800 726 0101, opção 6. Forneça ao atendente o número do CPF e da conta, além da data e valor da transação que você deseja contestar. Algumas perguntas de segurança serão feitas e a contestação será registrada.
Importante: utilize apenas canais oficiais
Lembre-se de que o acesso aos serviços deve ser feito exclusivamente por meio dos canais oficiais e gratuitos. Qualquer cobrança pelo serviço é proibida.
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