De acordo com uma pesquisa recente conduzida pelo site ‘Melhor Escolha', a Vivo lidera o ranking das operadoras de internet de banda larga fixa no Brasil, apresentando uma velocidade média impressionante de 137mbps. Dessa maneira, isso representa uma margem significativa em relação à média nacional de 106 mbps.
Logo atrás da Vivo, a Oi se destaca com uma velocidade média de 128 mbps, seguida pela Tim, com 119 mbps, e a Claro, com 104 mbps. Esses números revelam a crescente competição no mercado de banda larga fixa e a busca das operadoras por oferecerem conexões mais rápidas e estáveis aos consumidores brasileiros.
Melhor upload e ping: Vivo lidera novamente
Quando avaliados critérios como qualidade de upload e eficiência de ping (latência), a Vivo também se destaca como lÃder. Vejamos a lista:
- Vivo: 78 Mbps de upload com um ping de 41 ms.
- Tim: 77 Mbps de upload com um ping de 41 ms.
- Oi: 72 Mbps de upload com um ping de 42 ms.
- Claro: 38 Mbps de upload com um ping de 54 ms.
Interessante notar que a Claro foi a única operadora, dentre as quatro principais, a aparecer abaixo da média nacional, que é de 62 mega.
Melhores operadoras por estado
O site ‘Melhor Escola' também realizou uma análise individualizada dos estados. Os dados revelam que em algumas localidades, operadoras regionais se destacam, como é o caso da Giga+ Fibra no Espirito Santo com média de 131 Mbps, Algar em Minas Gerais com média de 136 Mbps e a Ligue em Mato Grosso do Sul com média de 155 Mbps.
Veja também:
Google surpreende usuários e anuncia fim de serviço a partir de junho; confira
A pesquisa revela os dados técnicos importantes para quem está em busca de uma operadora de internet banda larga fixa. Ao levar em consideração fatores como velocidade média de download, upload e ping em cada estado, o ranking ajuda o consumidor a tomar uma decisão mais informada. Para elaboração do ranking, foram avaliados dados de coleta das operadoras, participação de mercado na região avaliada e utilização de dados oficiais fornecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Imagem: 13_Phunkod / shutterstock.com