A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode ter um impacto drástico na vida de uma pessoa, chegando ao ponto de incapacitá-la.
Geralmente, ela afeta ambos os lados da cabeça e pode ser acompanhada de sensibilidade a sons, luz e odores, além de causar náuseas, vômitos e dores. Esse tipo de dor é latejante e pode durar de quatro a 72 horas.
O que pode desencadear uma crise de enxaqueca?
Existem várias situações que podem desencadear uma crise de enxaqueca. Algumas das causas mais comuns incluem alterações hormonais, padrões irregulares de sono, atividade fÃsica intensa, estresse e ansiedade, exposição a ruÃdos altos, ingestão de bebida alcoólica e até mesmo a ingestão de alimentos especÃficos, como chocolate, cafeÃna e queijos.
É importante entender que cada pessoa é única e o que desencadeia uma crise de enxaqueca pode variar de uma pessoa para outra. Se você sofre com crises, é recomendado procurar um médico que pode ajudar a identificar os gatilhos e a iniciar um tratamento adequado.
Quais são os possÃveis tratamentos?
O tratamento para a enxaqueca depende da severidade dos sintomas e da frequência das crises. O objetivo é aliviar a dor e reduzir a frequência para que a pessoa possa ter uma melhor qualidade de vida.
Existem diferentes abordagens para o tratamento. Uma delas é o tratamento agudo, que se concentra em aliviar a dor tão rapidamente quanto possÃvel. Outra abordagem é o tratamento profilático ou preventivo, que visa reduzir a frequência e a gravidade das crises de enxaqueca.
Veja também:
Segredo para emagrecer em apenas 30 dias é revelado; confira
Além desses, uma mudança no estilo de vida também pode ser uma alternativa eficaz no tratamento da enxaqueca. A adoção de uma alimentação saudável e a redução do consumo de álcool podem ser estratégias úteis.
Imagem: fizkes / shutterstock.com