Dormir nu pode ser um prazer irresistÃvel para muitos, independentemente da estação do ano. Contudo, mesmo que a sensação de deitar em lençóis limpos e sem roupas seja tentadora, há argumentos médicos que sugerem manter a roupa Ãntima durante a noite pode ser benéfico.
Apesar de alguns estudos apontarem benefÃcios como adormecer mais rápido, redução do estresse e melhoria da qualidade do sono, a prática de dormir nu não está isenta de desvantagens.
Por que você deveria reconsiderar dormir nu
PartÃculas de fezes
O cirurgião, podcaster e YouTuber Dr. Anthony Youn destaca um motivo que pode fazer com que repense sua escolha de dormir nu: partÃculas de fezes. Em média, uma pessoa emite gases entre 15 a 25 vezes por dia, inclusive durante o sono.
Veja também:
Saiba aqui como será 2024 de acordo com seu signo
Segundo o médico, um estudo cientÃfico comprovou que cada vez que soltamos um gás, estamos pulverizando uma pequena quantidade de matéria fecal, mesmo que não seja visÃvel a olho nu. Por questões de higiene e respeito ao parceiro de cama, Dr. Youn recomenda dormir com pelo menos roupas Ãntimas.
Suor e ondas de calor
Mas as razões para repensar o hábito de dormir nu não param por aÃ. Julius Patrick, fisiologista-chefe do sono no Hospital Cromwell, Londres, acrescenta outra perspectiva. Durante uma onda de calor, dormir nu pode levar ao acúmulo de suor no corpo, que permanece lá devido à falta de absorção.
Mesmo que a temperatura ambiente seja alta ao adormecer, a temperatura corporal tende a diminuir durante a noite. Usar roupas leves, nesse caso, absorveria o suor, ajudando a resfriar o corpo.
Assim, se a ideia de dormir nu era sua preferência, talvez seja o momento de reconsiderar e investir em pijamas frescos. Além do conforto, essa escolha pode contribuir para uma noite de sono mais higiênica e saudável.
Imagem: l i g h t p o e t / shutterstock.com