A atividade sexual, quando praticada com segurança e regularidade, traz inúmeros benefÃcios para a nossa saúde fÃsica e mental. Médicos e pesquisadores concordam que manter uma vida sexual ativa pode funcionar como uma excelente barreira contra problemas como depressão e ansiedade, além de promover um aumento significativo no bem-estar e na qualidade de vida dos indivÃduos.
O sexo não apenas proporciona prazer, mas também contribui para o funcionamento adequado do corpo e da mente. Embora já seja comum a associação do ato sexual com a queima de calorias, estudos apontam que a atividade pode também desencadear uma série de outros benefÃcios que se estendem desde a saúde do coração até a capacidade cognitiva.
BenefÃcios do sexo para a saúde
De acordo com dados de estudos americanos, a manutenção de uma vida sexual ativa pode contribuir com uma significativa redução, de até 45%, no risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Isso acontece porque a atividade sexual estimula o funcionamento do coração, ajudando-o a trabalhar de forma mais eficiente.
De fato, a American Heart Association especifica que os ataques cardÃacos ou dores fortes no peito raramente ocorrem durante o ato sexual. A atividade sexual também influencia diretamente na redução da tensão arterial. Isto é, abraços, carinhos e outras formas de interações fÃsicas Ãntimas pode contribuir para a normalização da pressão arterial, reduzindo o risco de problemas como a hipertensão.
Qual o impacto da atividade sexual na saúde mental?
Mas as vantagens de se manter uma vida sexual ativa não param por aÃ. Recentes estudos indicam também uma correlação entre a atividade sexual e a melhora das capacidades mentais, como a memória, mesmo em pessoas mais idosas.
Veja também:
Você pode sofrer de distúrbio de sono e nem sabia; descubra aqui
Adicionalmente, o sexo pode combater a ansiedade e o estresse, promovendo a liberação de oxitocina, conhecida como o hormônio do amor, que também contribui para aumentar a autoestima e confiança. E, por liberar endorfinas no cérebro – as chamadas “hormônios do bem-estar” – o sexo atua como um poderoso analgésico natural, sendo eficaz até mesmo contra dores de cabeça e enxaquecas.
Imagem: Womanizer Toys/ unsplash.com