Nas noites quentes, você é daqueles que não conseguem suportar qualquer peça de roupa tocando a pele? Ou prefere regular o ar-condicionado no máximo e ainda assim, dormir de pijama e meias? Segundo profissionais da saúde e bem-estar, o panorama ideal para uma boa noite de sono é, de maneira surpreendente, despidos de qualquer peça de roupa.
Sammy Margo, autora de “The Good Sleep Guide” (O guia para dormir bem, em tradução livre), defende que o melhor para sua saúde é dormir pelado, independentemente do clima ou da estação.
Ela afirma, “Embora muitos possam pensar que se agasalhar no inverno é a melhor maneira de se manter aquecido, dormir nu pode, na verdade, ajudar a regular a temperatura corporal e melhorar a qualidade do sono”.
Dormir pelado faz bem à saúde?
Os benefícios oferecidos por essa prática, listados pela fisioterapeuta e especialista em sono, são diversos:
- Dormir mais rápido. Como a temperatura corporal está intimamente ligada ao relógio biológico e ao ciclo circadiano, o resfriamento natural do corpo está associado a um sono mais profundo. Portanto, se você estiver mais fresco, sinalizará a todo o organismo que é hora de dormir, adormecendo mais rapidamente;
- Melhora da saúde da pele. Dormir sem roupa favorece a ventilação da pele, reduzindo a chance de problemas dermatológicos, como erupções cutâneas;
- Aumento da autoconfiança. Dormir nu pode elevar a autoestima e a aceitação do próprio corpo, pois incentiva cada um a acolher seu corpo de forma mais natural;
- Saúde ginecológica. A região genial, a mais quente do corpo, também é propensa à umidade. Logo, dormir sem roupa íntima permite que os órgãos genitais sejam arejados, mantendo-os secos e mais limpos. Essa dica é especialmente válida para mulheres que sofrem com recorrentes infecções vulvovaginais, como a candidíase, pois diminui a proliferação de fungos e bactérias que preferem locais quentes e úmidos.
Outros benefícios
Além da melhoria na qualidade do sono e do bem-estar proporcionado, dormir nu tem efeitos positivos na saúde da pele, intimidade do casal, saúde genital, entre outros como citados acima.
Veja também:
Estas dicas vão te ajudar mudar seus hábitos em 2024; confira
Assim, próximo da hora de se deitar, experimente se despir dos preconceitos e aprofundar-se na cumplicidade com o próprio corpo em busca de um sono mais reparador e saudável.
Imagem: l i g h t p o e t / shutterstock.com
No tags for this post.