Muita gente se pergunta se para começar a programar é necessário saber inglês. Porém, a resposta para essa pergunta depende muito da situação.
Isso porque, é possível começar a programar sem saber inglês, mas ao saber o idioma você garante muito mais facilidade para aprender programação.
Se você já teve algum contato com as linguagens de programação, sabe que elas são feitas no idioma. Então, confira até o final do conteúdo que preparamos para você e fique por dentro de porque saber inglês pode te ajudar muito na carreira de programador, bem como dicas de como estudar o idioma.
Saber inglês facilita o aprendizado das linguagens de programação
Um dos grandes diferenciais de já saber pelo menos o básico de inglês é que isso facilita muito o aprendizado das linguagens de programação. Isso porque, como já mencionamos, todas as linguagens de programação foram criadas no idioma, e se você já sabe inglês, consegue dominar os conceitos da linguagem de forma mais eficiente.
Além disso, se você já sabe inglês bem o suficiente para conseguir ler livros de programação em inglês, pode aprender muito mais do que apenas com as opções disponíveis no Brasil.
Saber inglês permite trabalhar para empresas do mundo todo
Se você já pesquisou o mercado de trabalho na área de programação, sabe que essa é uma profissão com alta demanda mas que possui poucos profissionais para preencher as vagas.
Então, deve saber também que, ao ser um programador experiente, é possível trabalhar para empresas do mundo todo, e muitas vezes de forma remota. Então, se você quer ter a possibilidade de trabalhar para empresas no exterior, os conhecimentos em inglês deixam de ser um diferencial e se tornam completamente necessários.
E é por esse motivo que você deveria considerar aprender o idioma, mesmo que seja possível aprender a programar sem saber inglês.
Dicas para aprender inglês para trabalhar como programador
Agora que já falamos como saber inglês pode facilitar o aprendizado das linguagens de programação e até mesmo garantir oportunidades de trabalho fora do Brasil, que tal conferir as dicas para aprender o idioma para trabalhar na área?
Livros
Uma das formas mais fáceis de você aprender inglês para trabalhar como programador é justamente por meio da leitura de livros da área. Isso porque com a leitura desses livros, você não só garante mais contato com o idioma como também aprende o vocabulário específico da área.
Porém, a leitura desses livros pode se tornar um verdadeiro desafio se você não souber nada de inglês. Nesses casos, uma ótima opção é optar pela leitura de livros infantis sobre o assunto, como:
- Computer Science for Kids, Jeannette Wing
- Learn Java the Easy Way, Bryson Payne
- Computing for Beginners, Craig Steele
Com linguagem mais simples e acessível para iniciantes, essas podem ser ótimas opções de leitura para aprender mais sobre o idioma e também sobre o mundo da programação.
Cursos de inglês
Outra opção para aprender inglês, obviamente, é por meio de cursos de inglês. E em casos onde você pretende trabalhar para empresas estrangeiras no futuro, é uma ótima opção escolher um curso de inglês com certificado, provando seus conhecimentos no idioma.
Então, recomendamos um curso TOEFL online, que além de garantir todos os conhecimentos que você precisa, ainda te prepara para realizar o exame e conseguir uma das certificações mais conhecidas ao redor do mundo.
Youtube
Pelo Youtube é possível não só aprender inglês da área de programação como também aprender muito sobre programação propriamente dita. Então, é uma ótima opção gratuita para quem quer ter mais contato com o mundo da programação e evoluir os conhecimentos em inglês.
Alguns ótimos canais de programação para conferir são:
- The Coding Train;
- The Net Ninja;
- Derek Banas;
- Programming with Mosh.
Com esses canais, você com certeza vai conseguir aprender várias coisas novas sobre o mundo da programação e também do inglês específico da área.
Agora você já sabe que não é exatamente necessário saber inglês para começar a programar, mas que os conhecimentos no idioma podem tornar sua carreira na área muito mais fácil.
Então, que tal criar uma rotina de estudos no idioma e elevar a sua carreira como programador a um nível totalmente diferente?










