A adaptação mais recente de um dos jogos mais populares do mundo, atingiu uma marca expressiva nos Estados Unidos. O game “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom” tornou-se o segundo mais vendido no país em 2023, de acordo com um levantamento do grupo Circana, organização que monitora as vendas de jogos em solo norte-americano.
O jogo, continuação de outro sucesso (Breath of the Wild), foi lançado para a plataforma Nintendo Switch no dia 12 de maio deste ano e apresentou desempenho extraordinário no mercado, ficando atrás apenas de “Hogwarts Legacy”, RPG inspirado na saga Harry Potter.
Zelda influenciando vendas
Um dos analistas do Circana, Mat Piscatella, declarou que o sucesso do game influenciou o crescimento das vendas de outros segmentos da indústria, como, por exemplo, jogos, consoles e até acessórios.
Além disso, “Tears of Kingdom” também conseguiu outra façanha: aumentar o desempenho do seu antecessor. “Breath of the Wild”, que estava na 28ª posição entre os jogos mais vendidos em abril, conseguiu retornar para o top 20 em maio, chegando à 13ª colocação.
Ainda de acordo com dados do Circana, foram movimentados em maio US$ 338 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão), quantia que não era registrada há 15 anos (desde 2008).
Nintendo Switch também foi beneficiado
A chegada de “Tears of Kingdom” ao mercado também beneficiou a Nintendo, mais especificamente o Switch, console mais atual da companhia japonesa. O hardware se tornou recentemente o mais vendido em unidades e em dólares por transação, ultrapassando o PS5 (Playstation 5), que reinava absoluto na categoria.
Contudo, a sequência de Zelda foi ainda o único jogo novo a entrar no top 20 de maio. Ele foi capaz de superar títulos consagrados em termos de vendas, como o Star Wars Jedi: Survivor, que acabou o mês em terceiro, apesar de ter dominado abril, e Resident Evil 4 Remake, que caiu para nono após ter sido o primeiro colocado em março, mês do seu lançamento.
Imagem: EyeShotYou / Pixabay