Semana passada, a polêmica foi servida à mesa com a lista de piores comidas brasileiras, divulgada por TasteAtlas, conhecido como a enciclopédia da gastronomia. Muitos pratos amados pelos brasileiros, como o cuscuz paulista e a maria mole, foram alvo de crÃticas. Desta vez, são as bebidas que assumem o papel principal nessa lista que tem dividido opiniões.
O guia construiu essa relação baseando-se em votações do público. Até o dia 18 de novembro de 2023, foram contabilizadas 7.014 avaliações, sendo 5.139 delas tidas como verdadeiras pela equipe do veÃculo midiático. A partir desses mais de cinco mil votos, foram selecionadas as sete piores bebidas do Brasil. Confira a seguir!
Quais são as piores bebidas do Brasil?
Algumas até podem surpreender você. Confira a lista, que começa com a menos mal avaliada e termina com a campeã das crÃticas:
7. Quentão (nota: 3,9)
O Quentão é um coquetel tÃpico brasileiro que leva gengibre fresco, maçã vermelha, açúcar, cravo, canela, água e cachaça. Apesar de ser bastante consumido nos perÃodos de festa junina, este não escapou das crÃticas.
6. Caipiroska (nota: 3,9)
Assim como a Caipirinha, a Caipiroska é uma bebida que também alcançou popularidade na Argentina, Uruguai e Paraguai. O diferencial é o uso de vodka ao invés de cachaça.
5. Caju Amigo (nota: 3,8)
O Caju Amigo, um shot que mistura cachaça e suco de caju, é uma experiência peculiar no universo dos coquetéis brasileiros. A cachaça é servida com uma rodela de caju, que é mastigada antes de se consumir a bebida.
4. Tucupi (nota: 3,8)
Tradicional na culinária amazônica, o Tucupi é um molho obtido do suco extraÃdo da raiz da mandioca. Amplamente consumido no Pará, o seu preparo requer fermentação para remover os compostos de cianeto encontrados na mandioca crua.
3. CajuÃna (nota: 3,8)
A CajuÃna, uma bebida do Nordeste feita a partir do suco clarificado do caju, destaca-se por seu sabor doce e levemente ácido. Hoje existe também versões industrializadas deste produto.
2. Cachaça (nota: 3,7)
Embora seja uma bebida emblemática do Brasil, a cachaça, destilada a partir do suco de cana-de-açúcar fermentado, não escapou das crÃticas. Ela é usada frequentemente em coquetéis com limão e açúcar.
1. Catuaba (nota: 3,1)
E no topo da lista está a Catuaba. Esta bebida é preparada a partir de vinho tinto, infundida com guaraná e catuaba, famosa por suas propriedades afrodisÃacas. A Catuaba ficou muito popular entre jovens por volta de 2015 a 2018, sendo bastante consumida em festas universitárias, blocos de carnaval e baladas.
Mas, e aÃ? Concorda com essa lista?
O TasteAtlas ressalta que suas classificações baseiam-se nas avaliações do público, com uma série de mecanismos que reconhecem usuários reais e ignoram classificações tanto de bots como classificações nacionalistas e patrióticas locais.
Veja também:
Serviço de streaming será encerrado dia 31; saiba mais
O objetivo é promover a excelente comida local, inspirar orgulho nos pratos tradicionais e despertar a curiosidade por pratos ainda não experimentados.
Imagem: Jag_cz / shutterstock.com