Em um estudo recentemente publicado no British Journal of Nutrition, pesquisadores da Nova Zelândia descobriram que o consumo diário de kiwi pode impactar positivamente a saúde mental e o humor das pessoas.
Segundo os cientistas, a ingestão diária de duas unidades da fruta consegue gerar melhorias notáveis em apenas quatro dias.
BenefÃcios da vitamina C
A pesquisa aponta a vitamina C, presente em grande quantidade no Kiwi, como o possÃvel responsável pelos benefÃcios atestados.
A vitamina é conhecida por melhorar a vitalidade geral, e a fruta é uma fonte concentrada dessa substância benéfica.
Detalhes do experimento
O estudo durou oito semanas e envolveu 155 pessoas com deficiência de vitamina C. Os indivÃduos foram divididos em três grupos: um recebeu placebo, o segundo um suplemento de 250mg de vitamina C e o terceiro, dois kiwis por dia.
De acordo com os resultados, os integrantes do grupo dos kiwis relataram melhorias significativas no humor e na vitalidade quando comparados aos outros dois grupos.
Os benefÃcios do Kiwi
Os participantes do estudo, segundo o Dr. Ben Fletcher, principal autor da pesquisa, tinham uma saúde mental relativamente boa, mas, mesmo assim, relataram os benefÃcios das intervenções com kiwis ou vitamina C.
O pesquisador ainda destacou que, apesar dos comprimidos de vitamina C demonstrarem algumas melhorias, o estudo ressalta os efeitos potenciais sinérgicos do consumo de alimentos integrais, como o kiwi. Interessantemente, os indivÃduos que consumiram a variedade SunGold da fruta, que possui uma coloração amarela internamente em vez de verde, experimentaram ainda maiores benefÃcios.
Esta variação é conhecida por conter três vezes mais vitamina C do que laranjas e morangos, o que pode ter aumentado o impacto positivo no humor.
Impacto do Kiwi no bem-estar
A vitamina C, abundante no Kiwi, é um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres no cérebro, aliviando o estresse oxidativo e, possivelmente, melhorando o humor.
A substância também tem a propriedade de reduzir os nÃveis de cortisol, o hormônio do estresse, favorecendo a promoção de uma sensação de bem-estar. Em palavras do Dr. Fletcher, “Isso nos ajuda a ver que o que comemos pode ter um impacto relativamente rápido em como nos sentimos”.
Veja também:
Meta criará equipe para combater desinformação; saiba mais
Ou seja, a inclusão do Kiwi na alimentação diária pode ser uma estratégia simples e eficaz para melhorar a saúde mental e o humor das pessoas.
Imagem: leonori / shutterstock.com