Um software revolucionário chamado Cat Pain Detector está causando um burburinho entre os amantes de gatos. Criado no Japão pela Carelogy, o aplicativo utiliza da inteligência artificial para decifrar as expressões dos gatos e, assim, detectar se o felino sofre de alguma dor.
Em colaboração com a Faculdade de Ciências de Biorecursos da Universidade Nihon, a Carelogy desenvolveu este aplicativo com base em um conjunto robusto de dados, consistindo em mais de seis mil imagens de gatos. No primeiro mês desde seu lançamento, o aplicativo já conquistou mais de 43 mil usuários.
Como funciona a tecnologia do aplicativo Cat Pain Detector?
Para elaborar um algoritmo capaz de interpretar a linguagem corporal dos gatos, a equipe levou em conta diversos detalhes das fotos coletadas, tais como a posição das orelhas, pálpebras e bigodes dos animais. Usando um sistema de pontuação criado pela Universidade de Montreal, no Canadá, o algoritmo do Cat Pain Detector foi treinado para detectar até os sinais mais sutis de dor nos felinos.
Embora o aplicativo apresente uma taxa de precisão de mais de 90% na detecção de dor em gatos, Go Sakioka, diretor da Carelogy, alerta que a utilização do Cat Pain Detector não deve substituir consultas veterinárias regulares. De acordo com Sakioka, “ainda é necessário aperfeiçoar a precisão da inteligência artificial antes de se tornar uma ferramenta padronizada para tais diagnósticos”.
Inteligência artificial na saúde e bem-estar animal
O Cat Pain Detector é apenas um dos muitos exemplos de como a inteligência artificial está sendo utilizada para melhorar a saúde e o bem-estar animal. Também existem sistemas de IA que podem detectar doenças como o Parkinson anos antes dos sintomas aparecerem e, até mesmo, diagnósticos de resfriados através da fala.
Para quem deseja testar o Cat Pain Detector, basta acessar o site oficial da ferramenta e fazer o download do aplicativo.
Imagem: chainarong06 / Shutterstock.com