A gigante de pagamentos Mastercard anunciou recentemente a criação de um modelo próprio de inteligência artificial (IA) para ajudar na detecção e combate de transações fraudulentas.
Segundo a empresa, a ferramenta permitirá aos bancos em sua rede avaliar em tempo real a legitimidade de transações suspeitas.
Modelo de IA da Mastercard
O modelo, chamado de Decision Intelligence Pro, foi construÃdo do zero pela equipe interna de cibersegurança e antifraude da Mastercard.
O algoritmo foi alimentado com os dados de aproximadamente 125 bilhões de transações anuais que passam pela rede de pagamentos da companhia. Através desse aprendizado, o modelo pode analisar as relações entre varejistas e prever onde possivelmente ocorrerão transações fraudulentas.
Funcionamento do algoritmo
O algoritmo utiliza o histórico de visitas do titular do cartão para prever se o local destino da transação seria um lugar para onde o cliente costuma ir. Ele cria “caminhos” através da rede Mastercard, algo similar a um radar de detecção de calor, e retorna uma pontuação.
Pontuações altas indicam que a transação segue o padrão de comportamento esperado do titular do cartão, enquanto pontuações baixas podem sinalizar tentativas de fraude. Todo esse procedimento é executado em apenas 50 milissegundos.
Resultados positivos e investimento em cibersegurança
De acordo com Ajay Bhalla, presidente da unidade de negócios de cibersegurança e inteligência da Mastercard, a nova tecnologia conseguiu melhorar em 20% as taxas de detecção de fraudes em instituições financeiras.
Em alguns casos, o modelo proporcionou melhorias de até 300%. Nos últimos cinco anos, a Mastercard afirmou ter investido mais de US$ 7 bilhões em tecnologias de segurança on-line e IA.
Investimentos em cibersegurança
A criação do Decision Intelligence Pro reflete os crescentes investimentos em cibersegurança e IA realizados pela Mastercard, em uma tentativa de tornar os processos de transações mais seguros e eficientes.
Veja também:
Startup curitibana inova o mercado de transporte com Uber para caminhoneiros!
A preocupação com a segurança dos dados é uma constante no setor financeiro, e a expectativa é de que outras companhias sigam o exemplo da Mastercard e invistam cada vez mais em tecnologias que contribuam para a prevenção de fraudes.
Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com