A Nissan, fabricante automóvel japonesa, anunciou na última quarta-feira (28) intenções de lançar um serviço de táxis autónomos no Japão a partir de abril de 2027.
A empresa espera começar a testar o serviço comercial a partir de abril do próximo ano, utilizando minivans na área de Yokohama, sul de Tóquio.
Nissan planeja lançar táxi sem motorista: mobilidade e envelhecimento da população
“As comunidades locais têm enfrentado dificuldades em sua mobilidade, como escassez de motoristas, devido ao envelhecimento da população”, explicou a Nissan num comunicado.
Nesse sentido, a empresa pretende colaborar com as autoridades locais e operadores de transporte para “oferecer uma ampla gama de novos serviços que permitam uma mobilidade livre”.
O governo japonês também tem priorizado a aceleração desta tecnologia face ao envelhecimento da sua população e à escassez de trabalhadores, que precisam cada vez mais de soluções de transporte.
Nível 4 de autonomia veicular
Desde o ano passado, as leis de trânsito japonesas têm permitido um “nível 4” de autonomia veicular em estradas públicas sob certas condições. A autonomia veicular é classificada numa escala de 0 a 5, na qual 5 corresponde a autonomia total. Adicionalmente, outras empresas também estão a desenvolver projetos semelhantes.
A Honda japonesa, a General Motors americana e a unidade de direção autónoma Cruise anunciaram uma parceria para oferecer serviços de transporte em veículos autónomos a partir de 2026 no Japão.
Veja também:
É possível conseguir parabólica de graça: confira os programas que garantem benefício
Além disso, a Toyota estaria a planear lançar este ano um serviço com nível 4 de autonomia numa área restrita de Tóquio. Todavia, nem todas as incursões neste campo têm sido bem-sucedidas. Em outubro do ano passado, a Cruise, após enfrentar acidentes, anunciou a suspensão das vendas de carros autónomos.
Imagem: Cameris / Shutterstock.com