Conhecida por suas produções cinematográficas de sucesso, a Netflix surpreende e passa a focar sua produção massiva também para o setor de jogos.
Segundo o The Wall Street Journal, a gigante do streaming que oferece uma infinidade de títulos para dispositivos móveis – destaque para o popular GTA (Grand Theft Auto), Casamento às Cegas, Monument Valley e Oxenfree – está em busca de inovações para gerar ainda mais receita no setor.
Inovações à vista
Para monetizar seus jogos, a Netflix estuda a implementação de compras por meio de aplicativos, cobrança por jogos mais premium e a possibilidade de inserir anúncios aos usuários que detêm o plano com publicidade.
Algumas dessas mudanças, segundo o jornal americano, estão sendo debatidas desde o ano passado. Mesmo que essas sejam velhas práticas do público geral, o mercado de jogos para celular, que prevê um lucro de mais de US$ 111 bilhões em 2024, aposta nesses recursos para ampliar suas receitas.
Mudança de planos
Se tudo o que foi informado pelo jornal for verdade, a Netflix fará uma reviravolta em seus planos para o futuro do setor de jogos.
Em abril do ano passado, em teleconferência de apresentação de resultados, foi mencionado que a empresa descartava a ideia de anúncios e cobranças nos jogos.
Greg Peters, co-CEO da empresa, enfatizou na ocasião a importância de uma experiência única de jogo, focada no prazer do usuário, sem preocupações extras sobre como lucrar.
Netflix na mira dos usuários
Sempre que a Netflix menciona mudanças, muitos usuários expressam insatisfação. Desde a reviravolta ao lançar seu plano com suporte de anúncios em 2022 (revertendo uma decisão inicial) até a repressão do compartilhamento de senhas, a empresa tem enfrentado críticas. Acrescenta-se a isso a necessidade de angariar mais fundos para novos projetos.
Em 2022, a Netflix procurava um diretor de jogos para liderar um título AAA de PC. A CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido) informou que os jogos AAA podem demandar orçamentos de desenvolvimento de US$ 200 milhões ou mais.
Veja também:
5 truques para ganhar mais seguidores no Instagram em 2024
Adicionalmente, questões como a ausência de recursos como Dolby Vision, 4K e até mesmo HDR têm gerado grandes expectativas e demandas entre os usuários da plataforma.
Imagem: Tumisu / Pixabay.com