A navegação anônima, também conhecida como modo de navegação privada, é uma funcionalidade que impede o armazenamento de informações de navegação no browser.
Isso significa que os dados dos sites visitados, as credenciais de login, cookies e histórico de downloads são automaticamente apagados ao fim de cada sessão.
Navegação anônima e segurança de dados
Essa funcionalidade é de grande auxÃlio em situações onde o computador é compartilhado, pois oferece uma camada adicional de segurança, prevenindo o acesso indevido a informações pessoais.
Por exemplo, os dados armazenados na memória do site pela funcionalidade de preenchimento automático são apagados, evitando o roubo dessas informações.
Recurso no ambiente de trabalho e em casa
No entanto, é importante esclarecer que, embora o modo anônimo proteja os dados do usuário em situações de uso compartilhado, esse método não é eficaz no ambiente de trabalho.
Empresas ainda podem rastrear atividades online de seus funcionários, por meio do login e senha de acesso à rede interna ou intranet, independente do uso do modo privado.
Veja também:
6 alimentos que ajudam a acelerar a perda de peso
Em casa, a navegação anônima também tem suas limitações. Enquanto protege o histórico do usuário das demais pessoas que possam utilizar o mesmo dispositivo, ela não impede que a provedora de internet tenha acesso às informações de navegação.
Protegendo o histórico de busca e compras online
Contudo, se o objetivo é evitar que informações sobre as buscas no Google, os sites acessados, os vÃdeos assistidos e as compras feitas em e-commerces fiquem registradas, o modo privado é a escolha ideal. Outra situação que se beneficia desse recurso é quando não se quer salvar as credenciais de login e senha, como no caso do acesso ao Facebook, por exemplo.
Por fim, é relevante destacar que mesmo com o uso do modo anônimo, plataformas digitais como o Facebook armazenam dados de navegação assim que o usuário realiza o login, independente do tipo de navegação escolhido.
Imagem: Reprodução / Google