Em um cenário surpreendente, o Brasil registrou quase 80 milhões de infrações de trânsito entre janeiro e dezembro de 2022. De acordo com a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), tal estatÃstica aponta para os diversos desafios que envolvem a mobilidade urbana e o respeito à s normas de trânsito no paÃs.
Com um total de 76.577.166 multas aplicadas, em média, foram registradas 8.742 infrações por hora em todo território nacional. Isso representa uma expressiva quantidade de desrespeito às leis de trânsito. No entanto, apesar dessa espantosa quantidade, houve uma redução se comparado a 2021, quando foram aplicadas 87.652.847 multas.
Infração mais comum: excesso de velocidade
As multas mais frequentes estão relacionadas ao excesso de velocidade, sendo que essa infração representa cerca de 50% do total de multas aplicadas no decorrer de 2022.
Segundo a PRF, a multa mais comum em rodovias federais foi a de transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, com 1.093.345 ocorrências. O estado de Minas Gerais foi o recordista em multas registradas em rodovias em 2022, com 448.672 ocorrências, representando 10,9% do total de infrações.
Veja também:
Melhores paÃses para você viajar em 2024; veja quais são
É importante ressaltar que as infrações de trânsito são classificadas em quatro categorias segundo o Código de Trânsito Brasileiro: leves, médias, graves e gravÃssimas e, no ranking das mais cometidas, predominam as duas últimas categorias, somando 60% do total.
Multas mais aplicadas no Brasil
Veja a seguir a lista das 10 multas mais frequentemente aplicadas no Brasil em 2022, juntamente com a classificação da infração correspondente. Vale ressaltar que o ranking atualizado, com as multas de 2023, só será divulgado no inÃcio de 2024:
- Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% – Média;
- Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50% – Grave;
- Transitar em local/horário não permitido pela regulamentação (RodÃzio) – Média;
- Avançar o sinal vermelho do semáforo, exceto onde houver sinalização que permita livre conversão à direita – GravÃssima;
- Deixar o condutor de usar o cinto de segurança – Grave;
- Não identificação do condutor infrator, imposta à pessoa jurÃdica; Valor pago pelo proprietário – Depende da infração;
- Estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização – Grave;
- Dirigir veÃculo segurando telefone celular – GravÃssima;
- Transitar na faixa ou via exclusiva regulamentada para transporte público coletivo de passageiros – GravÃssima;
- Estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização – Média.
Imagem: Nomad_Soul / shutterstock.com