Quem conhece as atividades da Microsoft mais a fundo sabe que a empresa disponibiliza uma série de tutoriais e instruções em seu site oficial. Em geral, esses conteúdos são voltados para o Windows e ajudam os usuários a entender e completar tarefas no sistema operacional.
No entanto, há alguns dias, um tutorial divulgado pela big tech chamou a atenção. O post ensina a instalar o Linux, um dos principais concorrentes do seu sistema operacional. Apesar de parecer uma brincadeira, o conteúdo realmente foi veiculado e está disponível no Microsoft Learn, site voltado para ajudar os usuários que têm dúvidas em relação a produtos e sistemas da empresa.
Mas afinal, a Microsoft quer que você baixe o rival do Windows? Entenda mais a seguir.
Conteúdos
Big tech estimula que você baixe rival do Windows
Além de fornecer o passo a passo para a instalação do Linux, o Microsoft Learn ainda apresenta uma espécie de descrição do serviço. Um trecho do tutorial afirma que o “Linux é um sistema operacional, semelhante ao Windows, mas com muitas versões diferentes devido à natureza de ser de código aberto e totalmente personalizável”.
O conteúdo segue com a apresentação de quatro métodos diferentes de instalação: “Windows Subsystem for Linux (WSL)”, “máquina virtual (VM) Linux na nuvem”, “máquina virtual (VM) Linux no computador local” e “pendrive USB inicializável do Linux para usá-lo como sistema principal.”

Linux é sugerido como sistema operacional principal
Além disso, em uma parte do guia, o conteúdo sugere a instalação do Linux como sistema operacional principal do dispositivo. E, o mais curioso, ainda indica que a interface pode ser usada caso o usuário não precise dos aplicativos da própria Microsoft.
“Quer apenas executar o Linux como seu sistema operacional principal? Se você é bom com um processo de instalação um pouco mais complicado e não precisa de acesso a ferramentas do Windows (como Outlook, Teams, Word, PowerPoint, etc), você pode executar o Linux diretamente para acessar todo o potencial do seu hardware sem qualquer sobrecarga de virtualização ou emulação”, diz o tutorial.
Veja também:
Vaza possível ficha técnica do Xiaomi 14
Ao longo do conteúdo, são apresentadas diversas etapas da instalação, como o preparo da máquina, configuração do espaço em que o sistema será alocado e até recomendações de como usar pacotes de distribuição para manter os aplicativos atualizados. Caso interesse ao usuário, o post também ensina a usar o Linux em “dual boot” com o Windows.
Imagem: PixieMe / Shutterstock.com










