Com a chegada de 2024, a Apple está preparando seus dispositivos para algumas mudanças, principalmente em seu software operacional, o iOS. No entanto, acredita-se que uma dessas novidades pode impactar diretamente na segurança dos iPhones.
Alguns boatos apontam que a marca já está preparando o iPhone para permitir o download de aplicativos e jogos fora da App Store. Com isso, de acordo com Mark Gurman, da Boomerang, a implementação da mudança ocorrerá no primeiro semestre de 2024.
Acredita-se também que a nova permissão será adicionada ao iOS por meio de uma atualização futura, apresentando uma função inovadora. Ficou curioso para entender mais sobre essa evolução na segurança dos iPhones? Então, continue por aqui para conferir mais novidades.
Veja também:
NÃO COMPRE o iPhone 15 na Black Friday; entenda o porquê
Conteúdos
Sideloading e mudanças na segurança nos iPhones
A prática a ser implementada, chamada de “sideloading”, já está presente nos aparelhos com Android há alguns anos. Ela ocorre tanto pela instalação de aplicativos na extensão APK quanto por outras lojas de app, como a Amazon Appstore.
O sideloading é uma demanda antiga da comunidade de usuários e, com a implementação em dispositivos Apple, a segurança nos iPhones será impactada. No entanto, a prática será monitorada por um sistema altamente controlado pela marca.
Vale destacar que a Apple sempre se posicionou contra a utilização do recurso, em razão da preferência pela segurança mÃnima a ser garantida aos usuários, visto que a instalação de apps por fora da loja oficial também abre espaço para a entrada de apps maliciosos ou vÃrus.
Quem poderá usar o sideloading da Apple?
A mudança na segurança nos iPhones pode ser restrita à população da União Europeia, uma vez que a legislação da área obrigará a marca a oferecer a possibilidade de instalação de aplicações por outros espaços para além da App Store.
Isso ocorre devido à aprovação da Lei de Mercados Digitais da União Europeia, em novembro de 2022, que exige que as empresas lÃderes em plataformas modifiquem seus ecossistemas para garantir a operação integrada de seus dispositivos.
Imagem: Medhat Dawoud / Unsplash.com