Se você está cansado de ter memória do celular lotada e o aparelho ficar a cada dia mais lento, a Google Play Store tem a solução. Dessa maneira, um recurso do Android permite, com uma configuração simples, otimizar a gestão de memória do celular e liberar até 60% da capacidade do aparelho.
Em outras palavras, o Google declara que a funcionalidade permite arquivar automaticamente aplicativos que raramente são usados. Desse modo, garante um desempenho mais ágil do celular sem qualquer necessidade de desinstalar nada.
Vamos entender mais sobre como funciona esse recurso que promete acabar com a questão da memória cheia a seguir.
Problema com memória cheia: entenda o recurso de otimização da Google Play Store
Ao habilitar essa opção, a loja do Android passa a monitorar o uso de cada aplicativo instalado no dispositivo. Posteriormente, ela arquiva automaticamente os apps menos usados e diminui a carga sobre a memória do celular. Dessa forma, não apenas um espaço valioso é liberado, mas também o ambiente torna-se mais organizado.
A funcionalidade da Google Play Store pode ser acionada manualmente, por meio das configurações da própria loja de aplicativos. A opção de arquivo geralmente surge ao tentar instalar um novo aplicativo em um dispositivo quase sem espaço de armazenamento. Assim, um pop-up aparece, oferecendo a opção de ativar o recurso “arquivamento automático”.
Veja também:
Lixeira do Facebook: descubra onde fica
Como funciona o processo de arquivamento automático?
Após a ativação, a ferramenta identifica quais aplicativos são pouco utilizados pelo usuário de maneira automática. Os aplicativos identificados como de uso raro, então, são parcialmente removidos do dispositivo para liberar espaço. Contudo, não há uma remoção completa do aplicativo e os dados pessoais do usuário relacionados a ele são preservados.
Os aplicativos arquivados ficam indicados por Ãcones de nuvem para facilitar o gerenciamento do usuário. Ou seja, mesmo após serem arquivados, continuam no celular, embora parcialmente removidos. Caso queira, o usuário pode tocar para restaurá-los, desde que ainda estejam disponÃveis na Google Play Store.
Finalmente, vale ressaltar que o arquivamento automático pode ser ativado antes mesmo que sua memória esteja quase cheia. Isso permite, sem dúvida, um celular mais organizado e ágil.
Imagem: Tada Images / shutterstock.com