De acordo com o leaker Alessandro Paluzzi, o Instagram pode estar se preparando para lançar um recurso inovador chamado “Mapa de Amigos”. Essa novidade foi inicialmente divulgada por Paluzzi, que descobriu evidências da sua existência, e posteriormente confirmada pela Meta, empresa mãe do Instagram, em declaração ao portal TechCrunch.
O Mapa de Amigos surge como uma inovação empolgante, potencialmente revolucionando as interações sociais online. Ao oferecer uma representação visual das conexões de usuários, ele promete uma experiência mais imersiva e intuitiva. Essa abordagem pode fortalecer os laços entre os usuários, incentivando uma comunicação mais autêntica e significativa.
Recursos de localização criptografados e Modo Fantasma
O “Mapa de Amigos” parece ser uma tentativa de competição direta com o Snap Map do Snapchat, permitindo a os usuários acompanhar a localização em tempo real dos seus contatos. Segundo o que foi divulgado por Paluzzi, a novidade contará com a criptografia ponta a ponta da localização e todo conteúdo compartilhado pelo usuário no Instagram será identificado no mapa.
O recurso ‘modo fantasma' oferece aos usuários uma forma de compartilhar suas localizações com privacidade, ocultando a última posição ativa. Com a capacidade de criar ‘notas' no mapa, os usuários podem compartilhar informações específicas sobre locais de interesse. Essas funcionalidades adicionam uma camada de personalização e controle à experiência de mapeamento de amigos, tornando-a mais versátil e útil para os usuários.
Instagram em Competição com Snapchat e Zenly
Ademais, o Instagram busca competir com recursos populares do Snapchat e Zenly, segundo o TechCrunch. Dessa maneira, com a introdução deste novo recurso, o Instagram visa oferecer uma alternativa ao Zenly, adquirido e descontinuado pela Snap, proprietária do aplicativo Snapchat, no ano passado.
A novidade recebida no Instagram chega para agradar bastante os usuários, pois, como aponta Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, os jovens estão utilizando cada vez mais o TikTok e o Instagram para pesquisar novos lugares, substituindo o Google Maps. Contudo, a Meta não divulgou uma data específica para a liberação do recurso no Instagram.
Imagem: Iryna Imago / shutterstock.com