Na última terça-feira (17), o governo Lula anunciou que pretende dar continuidade ao projeto que visa a criação de uma TV Brasil Internacional no próximo ano. A proposta do veículo de comunicação é divulgar o Brasil ao redor do mundo, focando na cultura e beleza do país.
A notícia foi divulgada por Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), durante uma entrevista coletiva. De acordo com ele, o plano surgiu de uma inquietação despertada em Lula durante suas viagens internacionais.
Neste artigo, a gente vai te contar com mais detalhes sobre o novo canal que está sendo projetado para 2024. Não saia daqui!
Andamentos para o lançamento da TV Brasil
De acordo com Pimenta, algumas mediações já foram feitas com Marcelo Freixo, ministro da Embratur, acerca do interesse da agência na criação do canal. Ele aponta que a empresa tem interesse em ampliar a rede de televisão do Brasil.

Conforme dito inicialmente, a proposta de lançamento da TV Brasil surge de um ressentimento do presidente Lula. Esse incômodo é fruto de suas viagens internacionais. Confira o que disse Pimenta a respeito da pauta:
O presidente Lula, nas viagens internacionais, se ressente muito porque ele não encontra conteúdo que mostra o Brasil e divulga as coisas do Brasil. […] Ele tem muita vontade, desejo, de que a gente possa voltar a ter um espaço de divulgação do Brasil.
Para além disso, ele alega que Freixo está bastante empolgado com a ideia e que tem apoiado, por meio da Embratur, a evolução do projeto para que o canal internacional seja estreado.
Um projeto barato
Apesar de não divulgar mais informações acerca dos custos do projeto, Pimenta informou que, com o avanço das tecnologias que estamos vivenciando atualmente, a estreia será mais barata e viável do que em outros tempos.
Veja também:
Monster traz novo sabor de energético para o Brasil
A formalização do acordo para a criação da TV Brasil Internacional ainda está pendente. O governo terá a tarefa de estabelecer a programação do canal, identificar os recursos necessários e determinar a estratégia de financiamento.
Imagem: Wagner Vilas/ shutterstock.com