“A Mandíbula de Caim”. Este é o nome da misteriosa obra que já completa quase noventa anos. Desde 1930, apenas quatro leitores foram capazes de resolver o enigma do livro. Publicado por Edward Powys Mathers, editor de palavras cruzadas do jornal inglês The Observer, o mistério envolvido é que o próprio leitor precisa encontrar a solução por trás da obra.
No Tiktok, o livro caiu no gosto dos usuários, motivando sucesso entre os curtos vídeos publicados na plataforma e ficando em alta no aplicativo. A obra é considerada uma das mais misteriosas já publicadas em literatura pelo mundo. Conheça a história!
A Mandíbula de Caim
Como é de se esperar, a obra é do subgênero suspense policial. Na narrativa, o grande enigma envolve seis assassinatos cometidos por seis pessoas diferentes. Para solucionar os casos, cabe ao leitor organizar as 100 páginas do livro que curiosamente vêm encadernadas de maneira aleatória. Apesar de parecer instigante, não é uma tarefa fácil.
Nas combinações, existem cerca de 32 milhões de possibilidades. Nas possibilidades, apenas uma resposta correta. Não é à toa que seja o livro mais misterioso do mundo e que apenas quatro leitores tenham conseguido a proeza de solucionar os casos de assassinatos da trama.
E fica a vontade de conhecer estes quatro habilidosos. Segundo o curador do museu inglês Shandy Hall, Patrick Wildgust, os dois primeiros solucionaram ainda na década de 1930, ainda no lançamento. Depois disso, passados 86 anos, em 2016 um idoso guardava as respostas junto a uma carta que parabenizava o autor. O último a realizar a expertise foi em 2020, quando o jovem John Finnemore, que é comediante e autor de palavras cruzadas, teve as respostas do caso.
A repercussão no TikTok foi tanta que foram vendidos mais de 60 mil exemplares em apenas 20 dias, tornando o livro naquele momento o maior sucesso da Amazon. O livro custa em torno de R$ 50 e tem edições para Kindle, livro físico e até versões em línguas estrangeiras.
Imagem: Yulia Grigoryeva / Shutterstock.com