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Home Últimas Notícias

Lei 10.639/2003: avanços e investimentos na educação étnico-racial e quilombola no Brasil

Julia por Julia
29/11/2024
em Últimas Notícias
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Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com

Em 2024, o Brasil celebra os 21 anos da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Desde então, esforços têm sido feitos para promover a equidade no sistema educacional, incluindo a implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ). Este ano, o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinaram R$ 79,7 milhões para essas iniciativas.

O que você vai ler neste artigo

Toggle
  • O marco da Lei nº 10.639/2003
    • Objetivos da lei
  • Investimentos em 2024: recursos direcionados à equidade
    • Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
    • Bolsa-permanência para ensino superior
    • Alimentação escolar
  • Políticas públicas para equidade racial
    • A importância do orçamento
  • Avanços na implementação da educação étnico-racial
    • Principais resultados
  • Desafios e próximos passos
    • Reaplicação do diagnóstico
  • Educação escolar quilombola: um pilar da inclusão
    • Desafios enfrentados
  • O impacto da educação para as relações étnico-raciais
  • Conclusão

Neste artigo, analisamos como esses investimentos têm impulsionado a educação inclusiva e os avanços alcançados na promoção da equidade racial nas escolas brasileiras.

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Leia mais:

MEC destina R$ 79,7 mi para promover equidade racial no País


O marco da Lei nº 10.639/2003

Promulgada em 2003, a Lei nº 10.639 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir no currículo escolar a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. A medida buscava combater o racismo estrutural e valorizar a contribuição das populações afrodescendentes na formação do Brasil.

Objetivos da lei

  • Promover o respeito à diversidade cultural.
  • Combater preconceitos raciais e estereótipos no ambiente escolar.
  • Garantir que os estudantes aprendam sobre as contribuições históricas e culturais das populações africanas e afro-brasileiras.

Investimentos em 2024: recursos direcionados à equidade

Em 2024, os investimentos destinados à educação para as relações étnico-raciais e à educação quilombola somaram R$ 79,7 milhões. Esses recursos foram divididos entre diferentes programas, com foco em beneficiar comunidades vulneráveis e fortalecer a equidade racial no sistema educacional.

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

O PDDE destinou R$ 16,2 milhões para iniciativas voltadas à Erer e EEQ, beneficiando 254 mil alunos de escolas quilombolas e outras instituições que atendem comunidades afrodescendentes.

Bolsa-permanência para ensino superior

Estudantes quilombolas e indígenas matriculados no ensino superior receberam apoio financeiro por meio da bolsa-permanência. Com um benefício de R$ 1,4 mil mensais, 8.338 estudantes foram contemplados, totalizando R$ 11,6 milhões investidos.

Alimentação escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) adaptou suas diretrizes para atender melhor às necessidades das escolas quilombolas. Em 2024, foram repassados R$ 51,9 milhões para garantir uma nutrição adequada a 267 mil alunos de 2.536 escolas.

Mulher com uma menina no coloco, segurando um porquinho rosa, enquanto a criança deposita uma moeda.
Imagem: Ground Picture/ Shutterstock

Políticas públicas para equidade racial

A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, destacou a importância de envolver movimentos negros na definição de orçamentos voltados à educação. Segundo ela, o foco deve ir além do currículo, buscando uma gestão que priorize a equidade racial.

A importância do orçamento

“Para implementar políticas públicas efetivas, é essencial garantir recursos financeiros que reflitam a necessidade de equidade racial”, afirmou a secretária durante o 3º Seminário Escola sem Racismo, realizado em Jaboatão dos Guararapes (PE).


Avanços na implementação da educação étnico-racial

Em novembro de 2024, o MEC divulgou um diagnóstico inédito sobre a implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais e da Educação Escolar Quilombola no Brasil. A pesquisa, realizada como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), contou com a participação de todas as secretarias estaduais de educação e de 5.474 secretarias municipais, alcançando uma taxa de resposta de 98%.

Principais resultados

  • Identificação de áreas que necessitam de mais atenção e recursos.
  • Monitoramento das ações implementadas nos últimos dois anos.
  • Planejamento de novas iniciativas baseadas nos resultados do diagnóstico.

Desafios e próximos passos

Embora os avanços sejam notáveis, ainda há muito a ser feito para garantir a plena implementação da educação étnico-racial e quilombola no Brasil. A aplicação de recursos de maneira estratégica e o acompanhamento contínuo das políticas são essenciais para alcançar resultados mais expressivos.

Reaplicação do diagnóstico

A pesquisa realizada pelo MEC será repetida a cada dois anos, permitindo que os gestores monitorem o progresso e ajustem as ações conforme necessário.


Educação escolar quilombola: um pilar da inclusão

A educação escolar quilombola tem como objetivo atender às especificidades culturais, históricas e sociais das comunidades quilombolas. Esse modelo educacional é fundamental para preservar a identidade cultural e os direitos dessas comunidades.

Desafios enfrentados

  • Infraestrutura precária em muitas escolas quilombolas.
  • Necessidade de formação continuada para professores que atuam nessas comunidades.
  • Garantia de transporte e alimentação adequados.

O impacto da educação para as relações étnico-raciais

A implementação da Erer visa transformar o ambiente escolar em um espaço de respeito à diversidade e combate ao racismo. Além disso, ela busca conscientizar os estudantes sobre as contribuições das culturas africana e afro-brasileira para a sociedade.


Conclusão

Duas décadas após a promulgação da Lei nº 10.639/2003, o Brasil avança na implementação de políticas de equidade racial na educação. Os investimentos de R$ 79,7 milhões em 2024 são um reflexo do compromisso do MEC e do FNDE com a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade. Apesar dos desafios, os resultados obtidos nos últimos anos mostram que é possível construir um sistema educacional mais justo e diverso.

Com o fortalecimento de programas como o PDDE e o Pnae, e a ampliação da bolsa-permanência, o Brasil dá passos importantes na valorização das comunidades quilombolas e afrodescendentes. O compromisso com a educação étnico-racial deve continuar a ser uma prioridade para garantir a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade cultural em todas as escolas do país.

Tags: alimentaçãoBrasil
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