Você costuma se alimentar tarde? Então você pode repensar esse hábito.
Segundo o respeitado nutrólogo Dr. Bruno Monteze, o ato de jantar de 3 a 4 horas antes de ir para a cama pode trazer inúmeros benefícios na qualidade do sono e auxiliar no processo de emagrecimento.
Por que jantar mais cedo pode te ajudar a emagrecer?
Isso ocorre porque o fato de jantar mais cedo pode ajudar a evitar as “beliscadas” desnecessárias, que levam ao arrependimento. Uma alimentação mais consciente e equilibrada, sem dúvida, contribui para um sono mais tranquilo e repositor.
Ainda, segundo o Dr. Bruno, “dormir de estômago vazio” pode fazer toda a diferença no seu bem-estar a longo prazo. A mudança deste hábito pode trazer benefícios surpreendentes. Veja alguns exemplos:
- Resistência à insulina: Para quem é diabético ou tem resistência à insulina, jantar até 4 horas antes de dormir é uma estratégia a ser considerada;
- Qualidade do sono: Jantar mais cedo favorece um maior fluxo sanguíneo para o cérebro e processos de reparação, proporcionando uma noite revigorante;
- Saúde Digestiva: Jantar mais cedo também impacta positivamente na saúde digestiva, evitando problemas de digestão durante a noite.
Qual é o melhor horário para jantar?
Escolher o horário ideal para jantar mais cedo pode variar de acordo com a rotina e as necessidades individuais. No entanto, seguindo a recomendação médica, o momento mais propício seria aproximadamente 3 a 4 horas antes de se deitar.
Veja também:
Fetiches mais populares do mundo; veja quais são
Essa janela de tempo permite que o corpo tenha tempo suficiente para digerir os alimentos antes do repouso noturno, evitando desconfortos gastrointestinais e promovendo uma melhor qualidade de sono.
Lembrando que tanto a consistência quanto a qualidade da refeição desempenham papéis importantes. É aconselhável evitar refeições muito pesadas ou ricas em gorduras, a fim de prevenir maiores desconfortos.
Imagem: Roman Samborskyi / shutterstock.com