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Home Imposto de renda

Imposto de Renda 2025: é possível deduzir despesas com home office?

Ellen DAlessandro por Ellen DAlessandro
29/03/2025
em Imposto de renda, Trabalho, Últimas Notícias
Home office

Imagem: lukasbieri / Pixabay

Com o aumento do trabalho remoto nos últimos anos, muitas pessoas têm se perguntado sobre a possibilidade de deduzir despesas relacionadas ao home office na declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Em 2025, a questão volta a ser destaque, especialmente com a expectativa de mais brasileiros continuarem a trabalhar em casa.

O que você vai ler neste artigo

Toggle
  • Aumento do home office no Brasil: um novo cenário para a declaração de Imposto de Renda
  • O que pode ser deduzido na declaração de Imposto de Renda 2025?
    • 1. Contribuições para a Previdência Social Pública
    • 2. Contribuições para Previdência Privada (PGBL)
    • 3. Pensão alimentícia
    • 4. Despesas médicas
    • 5. Educação
  • Por que não é possível deduzir as despesas com home office?
    • 1. Conceito de despesas necessárias para o trabalho
    • 2. Falta de regulamentação sobre dedução de home office
    • 3. Negociação com empregadores
  • Como realizar a declaração de Imposto de Renda 2025?
  • Conclusão

Mas será que os gastos com reformas, equipamentos e móveis usados para tornar o ambiente mais adequado ao trabalho podem ser abatidos do imposto devido? Neste artigo, vamos explorar o que realmente pode ser deduzido na declaração do Imposto de Renda 2025 e por que os custos com home office não são considerados despesas dedutíveis.

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Aumento do home office no Brasil: um novo cenário para a declaração de Imposto de Renda

IRPF 2025
Imagem: Freepik

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 8% dos trabalhadores brasileiros estavam no regime de home office no último ano.

Esse aumento reflete as mudanças no mercado de trabalho, impulsionadas pela pandemia de Covid-19 e pelo avanço das tecnologias digitais. Para muitos, trabalhar de casa é uma alternativa confortável e prática, mas também traz consigo uma série de despesas extras com equipamentos e ajustes no ambiente de trabalho.

O que pode ser deduzido na declaração de Imposto de Renda 2025?

Para o ano de 2025, a Receita Federal mantém a lista de despesas dedutíveis já estabelecidas anteriormente, e infelizmente, os gastos com melhorias no home office não entram nessa categoria. Aqui estão algumas das deduções permitidas para o Imposto de Renda:

1. Contribuições para a Previdência Social Pública

Os valores pagos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são dedutíveis do imposto devido. Isso inclui tanto as contribuições feitas pelo trabalhador quanto as que são descontadas diretamente da folha de pagamento.

2. Contribuições para Previdência Privada (PGBL)

É possível deduzir até 12% da renda tributável com contribuições para planos de previdência privada do tipo PGBL. No entanto, essa dedução é limitada e só se aplica a quem utiliza esse tipo de plano.

3. Pensão alimentícia

Pagamentos feitos em pensão alimentícia são dedutíveis, mas desde que haja uma decisão judicial determinando o valor da pensão. Não são aceitos acordos informais entre as partes.

4. Despesas médicas

As despesas médicas são dedutíveis sem limites de valor, mas precisam atender a algumas regras. Exames, consultas e tratamentos médicos podem ser incluídos, mas não são aceitas deduções para despesas com planos de saúde pagos por empresas, a menos que sejam diretamente relacionados ao tratamento médico do contribuinte.

5. Educação

O contribuinte pode deduzir despesas com educação até um limite de R$ 3.561,50, que inclui ensino infantil, fundamental, médio, graduação e cursos profissionalizantes. Porém, materiais escolares, transporte, cursos de idiomas, e outras atividades extracurriculares não são dedutíveis.

Por que não é possível deduzir as despesas com home office?

A Receita Federal é bastante clara em relação às despesas que podem ou não ser deduzidas. As melhorias no ambiente de trabalho, como a compra de móveis ergonômicos, a instalação de ar-condicionado ou a aquisição de tecnologia de ponta, não se enquadram nas deduções permitidas para o Imposto de Renda de 2025.

1. Conceito de despesas necessárias para o trabalho

Embora seja verdade que muitas pessoas invistam em melhorias para o home office, esses gastos são considerados investimentos pessoais, e não despesas necessárias para o desempenho do trabalho, no entendimento da Receita Federal. A dedução de impostos visa compensar gastos diretamente relacionados à manutenção da saúde, educação e aposentadoria, e não despesas de conforto ou eficiência no ambiente de trabalho.

2. Falta de regulamentação sobre dedução de home office

A Receita Federal ainda não reconhece oficialmente o home office como uma categoria que justifique deduções fiscais adicionais. Isso ocorre principalmente porque a adaptação de uma residência para o trabalho não é uma obrigação imposta ao trabalhador, mas sim uma escolha pessoal, o que a torna uma despesa privada.

3. Negociação com empregadores

Embora as despesas com home office não possam ser deduzidas no Imposto de Renda, alguns trabalhadores tentam negociar com seus empregadores a compensação desses custos. Isso pode ser feito através de benefícios, como reembolso de despesas ou o fornecimento de equipamentos de trabalho. No entanto, essas negociações são de responsabilidade do empregador e não têm relação com a declaração de IRPF.

Como realizar a declaração de Imposto de Renda 2025?

Imposto de renda
Imagem: Freepik

Ao preencher sua declaração de Imposto de Renda em 2025, é importante ficar atento às deduções permitidas e evitar a inclusão de despesas com home office. Caso você tenha outras despesas dedutíveis, como educação ou despesas médicas, é essencial reunir todos os comprovantes e lançá-los corretamente.

Para facilitar o processo, você pode utilizar o programa da Receita Federal, que orienta passo a passo o preenchimento da declaração. O programa também permite a correção de eventuais erros e o envio da declaração diretamente para a Receita Federal.

Conclusão

Em 2025, a possibilidade de deduzir despesas com home office na declaração de Imposto de Renda continua a ser um mito. Apesar de ser uma tendência crescente no mercado de trabalho, os gastos com equipamentos e melhorias no ambiente de trabalho não são considerados deduções permitidas pela Receita Federal.

Se você realiza home office e está na dúvida sobre o que pode ou não deduzir, é importante consultar um contador especializado ou utilizar os recursos oferecidos pela Receita Federal para garantir que sua declaração seja feita corretamente.

Imagem: lukasbieri / Pixabay

Tags: dedução despesas home officededuções IRPFdespesas Imposto de RendaImposto de Renda 2025IRPF 2025
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Ellen D'Alessandro é redatora de 24 anos, estudante de Letras - Português e Alemão na UFRJ, apaixonada por livros e séries de TV.

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