Este artigo foi preparado para você, que se pergunta para que serve o IMEI do seu dispositivo Android ou iPhone (iOS) e como consultá-lo. O IMEI é uma informação muito relevante, pois se trata de um código único, que identifica seu smartphone, sendo ele de qualquer marca: Samsung, Motorola, Xiaomi, entre outras.
Consultar o IMEI do celular pode trazer tranquilidade para quem está incerto quanto à autenticidade do seu aparelho, uma vez que órgãos reconhecidos, como a Anatel e equivalentes internacionais, certificam-se dos dispositivos através desse número. Logo, saber essa informação é fundamental, em especial com o recente bloqueio de celulares piratas no país.
Por que é importante conhecer o IMEI do celular?
O IMEI é composto por 15 ou 16 dígitos e funciona como uma espécie de “RG” do dispositivo, permitindo a única identificação do mesmo em qualquer lugar do mundo. A importância para os usuários e as operadoras móveis é inegável, visto que contribui para a segurança e a funcionalidade dos dispositivos móveis.
Veja também:
7 hábitos brasileiros que você DEVE evitar ao viajar para outros países
Permite ainda bloquear o aparelho em caso de perda ou roubo, auxiliar na identificação de dispositivos falsificados ou roubados, promover manutenções em garantia ou reparos e habilitar o celular em uma rede móvel. Ademais, o número possibilita verificar outras informações como o modelo, fabricante e país de origem do aparelho.
Como encontrar?
Ao adquirir seu smartphone, você terá acesso ao IMEI de maneiras distintas: pela embalagem do produto, que costuma informar numa etiqueta; pela nota fiscal, em telefones mais antigos e com bateria removível – estes possuem o código impresso na parte interna, próximo à entrada do chip.
No caso de não estar com o dispositivo por perto, seja por roubo, perda ou qualquer outro problema, também é possível conseguir o código remotamente. A dica é recorrer ao serviço “Encontre meu dispositivo” da Google (google.com/android/find).
Como consultar em diferentes dispositivos móveis?
Em relação aos usuários de iPhone, basta ir às configurações do telefone, abrir os “Ajustes” do iOS, acessar “Geral” e em seguida, “Sobre”. Nesta página encontrará o IMEI. Há também a opção de consultar no próprio corpo do iPhone.
Além de iPhone, também é possível verificar o IMEI de seu celular Motorola e Samsung nas configurações do sistema. De modo semelhante, o número também poderá ser consultado para quem tem celular Xiaomi.
Vale destacar que no site específico (https://consultaaparelhoimpedido.com.br/public-web/welcome), é possível verificar a situação do IMEI de seu smartphone. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também disponibiliza uma consulta.
Imagem: Reezky Pradata / shutterstock.com