O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou para amanhã (19/12) a estreia do novo aplicativo Celular Seguro, uma solução tecnológica que promete auxiliar o usuário no bloqueio imediato de seus dispositivos móveis em caso de perda, roubo ou furto, garantindo assim a segurança de informações sensÃveis, saldos e dados de cartões de crédito.
Segundo Ricardo Cappelli, secretário-executivo do MJSP, a operação vai funcionar de maneira bastante prática. Por meio de um único clique, o cidadão consegue enviar uma notificação para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), instituições bancárias, operadoras de telefonia e aplicativos de serviços, deixando o aparelho, que foi objeto do delito, sem funcionalidade.
A informação foi divulgada na rede social X.
App vai inutilizar os celulares roubados: como o Celular Seguro irá funcionar?
A aplicação, que será disponibilizada nas lojas virtuais App Store e Play Store, também poderá ser acessada por meio de uma plataforma web, oferecida pelo próprio Ministério da Justiça. Após a instalação do Celular Seguro no smartphone, o usuário deverá realizar um cadastro completo, inserindo suas informações pessoais e descrições do dispositivo móvel em uso.
Todos esses dados passarão por um processo de validação na plataforma gov.br.
Uma etapa vital deste procedimento diz respeito ao registro de uma pessoa de confiança. Isso porque, em eventualidades de furto, roubo ou extravio do celular, essa pessoa se tornará a responsável por informar a ocorrência através do aplicativo.
O Celular Seguro é válido para todas as instituições financeiras?
Conforme estipulado nos termos de uso do Programa Celular Seguro (acesse aqui), para que os clientes possam fazer uso desta ferramenta, é necessário que as instituições financeiras e de pagamento realizem adesão ao serviço.
Veja também:
Veja as previsões para seu signo nesta semana (18 a 24 de dezembro)
Inicialmente, as instituições que fazem parte do programa são: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Inter. Entretanto, a expectativa é que novas empresas se integrem ao serviço nos próximos meses.
Imagem: vchal / shutterstock.com