O Google está realizando uma grande atualização no seu sistema de armazenamento de dados.
Em vez de salvar as informações do usuário na nuvem, esses dados agora serão armazenados diretamente no ‘Histórico de localização' do dispositivo Android ou iOS.
Essa transição será progressiva e os usuários serão informados por meio de notificações no aplicativo Google Maps e também no recurso “Sua linha do tempo”, que fornece uma interface intuitiva para visualizar e editar o histórico de onde esteve. A finalidade desta mudança é proporcionar aos usuários um maior controle sobre seus dados pessoais.
Como a atualização afetará a “Linha do tempo” do Google Maps?
Os backups criptografados em nuvem para a “Sua Linha do Tempo” no Google Maps continuarão a ser oferecidos, mas a partir de agora serão opcionais, permitindo ao usuário escolher o método de armazenamento de dados que preferir.
A expectativa é de que essa mudança equilibre a privacidade do usuário com a comodidade de armazenamento em nuvem.
A capacidade de fazer backup dos seus dados na nuvem para não se perderem, em caso de quebra do dispositivo ou troca do mesmo, será mantida, onde o Google irá automaticamente criptografar seus dados de backup, garantindo que ninguém, nem mesmo a empresa, possa lê-los.
Ativação manual da exclusão automática
Uma outra importante modificação do ‘Histórico de localização' é a opção para ativarem manualmente a exclusão automática como padrão para três meses, enquanto antes esse perÃodo era de 18 meses. Atividades também poderão ser excluÃdas em breve, dando aos usuários um controle profundo sobre suas permissões.
Você poderá agora, por exemplo, checar e deletar os registros do app quando visitou uma padaria ou qualquer outro local. Os usuários do Google Maps podem esperar uma notificação quando essa atualização chegar à sua conta durante o próximo ano.
Veja também:
Instagram agora mostra quem visualizou seu perfil?
No geral, essa atualização visa garantir a privacidade do usuário, dando a ele mais controle sobre quando e como suas informações pessoais são rastreadas e armazenadas.
Imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com