A Google anunciou recentemente que encerrará o seu sistema de pagamentos, o Google Pay, até 4 de junho de 2024. Dessa maneira, isso implica que os usuários que contam com esse serviço para pagamentos precisarão buscar alternativas ou migrar para o outro produto da empresa, conhecido como Google Wallet.
Como substituto do Google Pay, a empresa passará a oferecer o Google Wallet como uma opção para transações financeiras e armazenamento de fundos em compras digitais. O Google Wallet, que já é quatro vezes mais popular que o Google Pay, também é o método padrão em dispositivos móveis que funcionam com o sistema operacional Android.
Fim de um serviço e o surgimento de outro
Por mais que ambos os aplicativos – a Google Wallet e o Google Pay – sejam bastante similares, a empresa decidiu apostar na Wallet. Os usuários que já possuem uma conta no serviço não precisarão fazer nenhuma alteração para continuar usando o app normalmente. O popular recurso “Toque para pagar” também continuará disponível, agora sob o novo nome.
Os usuários que ainda possuírem dinheiro na plataforma do Google Pay terão até junho de 2024 para transferir seus fundos para uma conta bancária válida. Apesar da opção de transferência permanecer disponível por um período adicional no site do Google Pay, é recomendável que os usuários completem suas transferências o mais rápido possível.
Descontinuação do Google Pay
Lançado em 2015 como Android Pay, o Google Pay marcou a entrada da Google no mercado de pagamentos digitais. Com sua presença global em cerca de 180 países, tornou-se uma plataforma amplamente utilizada por milhões de usuários diariamente. No entanto, o Google Pay agora se junta à lista de produtos da empresa que foram descontinuados, como o Google Stadia, o encurtador de links e os óculos inteligentes Google Glass.
Veja também:
Procon pede explicação a Uber sobre tarifa dinâmica de corridas
Apesar de sua popularidade, o Google Pay foi descontinuado, seguindo o destino de outros serviços da empresa que foram substituídos ou retirados do mercado. Essa decisão coloca o Google Pay ao lado de produtos notáveis que já foram aposentados, como o aplicativo Street View, que agora está integrado ao Google Maps.
Imagem: Chonlachai / shutterstock.com