No último Mobile World Congress (MWC) 2024, o Google surpreendeu o público ao revelar uma série de inovações para o seu sistema operacional móvel, o Android. O evento destacou os avanços na integração da inteligência artificial (IA) em seus serviços e dispositivos, prometendo elevar ainda mais a experiência dos usuários.
O Google compartilhou os holofotes com outras gigantes da tecnologia, como a Samsung, que apresentou o Galaxy Ring, e a OnePlus, que confirmou o lançamento do OnePlus Watch 2. No entanto, foi a estratégia arrojada da empresa de incorporar a IA de forma agressiva em seus serviços que chamou a atenção.
Um dos destaques foi a introdução do chatbot Gemini – anteriormente conhecido como Google Bard – no aplicativo Mensagens, permitindo funções como o planejamento de eventos e a redação de mensagens de maneira automatizada. Essa função encontra-se em fase de testes e deve ser disponibilizada para todos em breve.
Atualizações para aplicativos do Google
Durante o evento, o Google também revelou uma nova funcionalidade para o Android Auto: resumos de textos gerados por IA. Esse recurso permite que o sistema faça uma leitura e resumo simplificado de mensagens de texto e chats, tornando mais seguro e fácil para os motoristas responderem, sem se distraÃrem com textos longos.
Além disso, os aplicativos nativos do Google, como o Google Maps e o Lookout, receberam importantes atualizações. Agora, o Google Maps poderá oferecer informações detalhadas sobre locais próximos quando o usuário apontar a câmera do dispositivo para o ambiente, graças à integração com o Google Lens.
Por fim, o aplicativo Lookout, destinado à assistência visual, expandiu seu suporte para legendas automáticas em inglês para imagens, ampliando sua acessibilidade para um público mais amplo ao redor do mundo. Essas novidades refletem o compromisso contÃnuo do Google em melhorar a experiência do usuário e tornar seus serviços mais úteis e acessÃveis.
Novos recursos para o Google Docs e o Fitbit
Por fim, o Google Docs em dispositivos Android ganhou a adição de anotações manuscritas e o aplicativo Fitbit passou a exibir dados de outras aplicações compatÃveis com o Health Connect. Isso proporciona ao usuário uma visão mais completa de sua saúde, integrando dados de diferentes fontes.
Veja também:
Quais remédios ajudam a aliviar os sintomas da dengue?
Para aqueles que usam smartwatches com o sistema operacional Wear OS do Google, a boa notÃcia é a possibilidade de visualizar passes armazenados no Google Wallet diretamente no relógio, facilitando o acesso a cartões de embarque e cartões de fidelidade.Tais inovações mostram o empenho do Google em criar experiências cada vez mais integradas e convenientes para os seus usuários.
Imagem: Primakov / shutterstock.com